0:00 min
ANTI-HERÓI SÉRIE
40:00 min
WEBTVPLAY APRESENTA
ANTI-HERÓI
Série
de
Cristina Ravela
Episódio 01 de 08
© 2017, WebTV.
Todos os direitos reservados.
Todos os direitos reservados.
ATO DE ABERTURA
SIRENES de polícia.
NILO
(V.O)
Hoje é um dia movimentado. O barulho parecia competir com os meus pensamentos. Eu tava preocupado; sentia de longe o cheiro de pólvora...
(V.O)
Hoje é um dia movimentado. O barulho parecia competir com os meus pensamentos. Eu tava preocupado; sentia de longe o cheiro de pólvora...
FADE IN
CENA
1 EXT. - RUAS
DA CIDADE – DIA
Um OUTDOOR anuncia a nova temporada
de SEAS, em um vermelho impactante. Até que uma RAJADA de tiros
atinge as fuças de Enrique Díaz.
GRITOS.
Descobrimos um cenário imergido no
caos. Mais TIROS cobrem as calçadas, engarrafa o trânsito e
afugentam as pessoas; muitas saltam para o interior das lojas.
CAM TRAVELLING acompanha dois pares
de pés masculinos correndo freneticamente. Muito ritmo.
Vista aérea do Centro do Rio, entre
a Praça da república e o Campo de Santana.
VOZ MASCULINA #2
(O.S / pelo rádio)
Acabei de vê-lo, comandante. Tá indo em direção ao Campo de Santana. Câmbio, desligo.
(O.S / pelo rádio)
Acabei de vê-lo, comandante. Tá indo em direção ao Campo de Santana. Câmbio, desligo.
Um helicóptero da polícia militar
invade a tela e um agente está na porta, segurando um rifle.
Corta imediatamente para um RAPAZ
(magro, loiro, uns 25 anos) correndo desenfreadamente pelas ruas, ao
lado de outro rapaz (moreno, 30 anos, estatura mediana). Atravessam a
pista — buzinas soam —, saltam carros, até entrarem no
CAMPO DE SANTANA
E continuam a fuga pelo vasto campo.
Assim que somem da CAM, um ÂNGULO BAIXO revela um par de sapatos
masculinos, à espreita. CAM vai subindo, revelando as roupas sociais
e o sobretudo negro. As mãos enluvadas seguram uma arma de cano
longo posicionada na direção dos fugitivos. A arma cobre a tela.
É quando o primeiro rapaz TROPEÇA e
cai de cara no chão.
DIRETOR
(O.S)
CORTA!
(O.S)
CORTA!
A CAM se afasta e revela um SET de
filmagens, funcionários e curiosos assistindo. O diretor (moreno, 46
anos, barba por fazer) vai até os atores.
DIRETOR
(nervoso)
É a segunda vez que você tropeça, Víthor.
(nervoso)
É a segunda vez que você tropeça, Víthor.
VÍTHOR
(arrogante)
Não tem um dublê pra essas cenas, não? Eu já fui protagonista da minissérie da UP, Jack. Se acontecer alguma coisa comigo /
(arrogante)
Não tem um dublê pra essas cenas, não? Eu já fui protagonista da minissérie da UP, Jack. Se acontecer alguma coisa comigo /
JACK
(por cima)
Você será substituído. Agora vê se cuida desse joelho, que ainda temos algumas horas.
(por cima)
Você será substituído. Agora vê se cuida desse joelho, que ainda temos algumas horas.
A cena ganha distância e descobrimos
Nilo (loiro, olhos azuis, 33 anos, barba mal feita, visual parrudo,
com jeans e camisa social) e Lila (negra, olhos verdes e toda de
social) assistindo a tudo.
NILO
(braços cruzados / pensativo)
Aquele garoto não fez o psicopata em Gato Preto?
(braços cruzados / pensativo)
Aquele garoto não fez o psicopata em Gato Preto?
LILA
Ele mesmo. O que achou?
Ele mesmo. O que achou?
NILO
Ele foi um bom psicopata.
Ele foi um bom psicopata.
Lila sorri e abraça-o.
LILA
Ah, eu achei ele uma gracinha. (olha, sedutora) Só não tem o mesmo corpo.
Ah, eu achei ele uma gracinha. (olha, sedutora) Só não tem o mesmo corpo.
NILO
(espia, se achando)
Eu exigiria o Marco Pigossi para me interpretar. Tem o mesmo tipo que eu, não concorda?
(espia, se achando)
Eu exigiria o Marco Pigossi para me interpretar. Tem o mesmo tipo que eu, não concorda?
Ambos riem e saem da tela. PLANO
GERAL em toda área cercada por pessoas e câmeras. Até que THALES
(35 anos, loiro, olhos claros, cabelos curtos e alinhados) surge a
nossa frente com cara de poucos amigos. Acaba de espionar Nilo e
Lila, enquanto manuseia uma câmera.
CENA 2 EXT. - RUAS DA CIDADE –
DIA
SONOPLASTIA: Welcome
To The Jungle – Guns N’ Roses
Nos takes da cidade, o Largo da
Carioca movimentada, camelôs vendendo suas mercadorias em estreitas
ruas e calçadas. No passa e repassa da grana. CAM BUSCA os
arranha-céus, até focar em um dos prédios.
CENA 3 INT. - NOVO DIA
/ SALA DE REDAÇÃO – DIA
FIM DA SONOPLASTIA
Thales invade o local, retira a
câmera do pescoço e quase SOCA-O na mesa.
THALES
(imitando)
“Eu exigiria o Marco Pigossi para me interpretar”. Exigiria o quê? Exige nada, seu imbecil!
(imitando)
“Eu exigiria o Marco Pigossi para me interpretar”. Exigiria o quê? Exige nada, seu imbecil!
Os colegas percebem, mas continuam
seus trabalhos diante do computador. MURILO (negro, 40 anos, alto,
forte) aproxima-se com um sorriso de deboche. Pisca para PAULINHA
(morena, cabelos longos e pretos, 28 anos). Ela esconde o riso.
MURILO
Teve problemas lá na gravação, Thales?
Teve problemas lá na gravação, Thales?
THALES
A gravação é o problema, Murilo. (senta na cadeira / quase cospe ao falar)
É por isso que o Brasil não vai pra frente, viu? O povo prefere tomar como herói um sujeito que quase trouxe a terceira guerra mundial.
A gravação é o problema, Murilo. (senta na cadeira / quase cospe ao falar)
É por isso que o Brasil não vai pra frente, viu? O povo prefere tomar como herói um sujeito que quase trouxe a terceira guerra mundial.
MURILO
Não exagera, Thales! Não gosto dele, mas ele também não é nenhum mercenário.
Não exagera, Thales! Não gosto dele, mas ele também não é nenhum mercenário.
THALES
(ignora)
Agora ele tava lá, analisando o desempenho do ator. Lembra do primeiro, né? O que aconteceu com ele.
(ignora)
Agora ele tava lá, analisando o desempenho do ator. Lembra do primeiro, né? O que aconteceu com ele.
AMORA (branca, 36 anos, cabelos
longos, toda classuda) aparece por uma porta. Thales saca.
CENA 4 INT. - NOVO DIA
/ ESCRITÓRIO – DIA
Thales, nervoso, anda de um lado para
o outro em um ambiente frio, com chão de taco e móveis escuros. O
rosto dele chega a suar.
THALES
Eu sei, eu sei! Mas ainda existe uma parcela que apoia esse cara, Amora. Se esse filme sair, vai ser a glória pra Carioca News.
Eu sei, eu sei! Mas ainda existe uma parcela que apoia esse cara, Amora. Se esse filme sair, vai ser a glória pra Carioca News.
A CAM gira rapidamente para mostrar
Amora, sentada atrás de uma mesa muito bem organizada. A placa
revela seu cargo: Amora Molinos – Chefe de redação.
AMORA
Eu não quero saber de parcela, Thales. Quero todos contra esse jornalzinho. Você tem sido bem incisivo em suas matérias, mas eu preciso de alguma coisa que faça Nilo e sua turma caírem de vez.
Eu não quero saber de parcela, Thales. Quero todos contra esse jornalzinho. Você tem sido bem incisivo em suas matérias, mas eu preciso de alguma coisa que faça Nilo e sua turma caírem de vez.
Thales apoia as mãos sobre a mesa.
THALES
Então me dê uma pista, Amora. A reputação do filme não foi abalada com aquilo que aconteceu. O que pode ferir a reputação de todos eles?
Então me dê uma pista, Amora. A reputação do filme não foi abalada com aquilo que aconteceu. O que pode ferir a reputação de todos eles?
Amora se levanta, cheia de atitude.
Olhar firme e maquiavélico.
AMORA
É de uma boa história que eles gostam. Arranje uma, Thales. Provoque, insinue, jogue com o Nilo. Faça as pessoas pensarem. Nenhum herói tem um amigo rico como Vinnie Ludwig à toa.
É de uma boa história que eles gostam. Arranje uma, Thales. Provoque, insinue, jogue com o Nilo. Faça as pessoas pensarem. Nenhum herói tem um amigo rico como Vinnie Ludwig à toa.
Thales sorri, esperançoso.
CENA 5 EXT. - MANDRAKE
PUB – DIA
Rua estreita, fechada, cercada por
prédios enormes. Cenário com cara de vila. Na fachada da PUB com
uma porta de vidro fumê. No alto, uma placa negra exibe o seguinte
nome em letras vermelhas: “MANDRAKE PUB – Pub & Poker &
Vodka”. Ao lado, a figura do mágico Mandrake.
CENA 6 INT. - MANDRAKE
PUB / SALÃO – DIA
Um ambiente requintado e agradável.
Tapetes escuros e estampados contrastam com mobília vermelha e
preta, cercada por pequenos candelabros; a prateleira logo atrás do
bar repleta de garrafas caras não limitando-se a vodca. CAM destaca
as bebidas Smirnoff, Jack Daniels, Johnny Walker e Absolute Vodka.
Mesas redondas e cadeiras circundam o
local, repleto de bandeiras da Rússia e Brasil. Paredes revelam
fotos emolduradas de clientes e shows. Uma mesa de poker em uma área
reservada logo ali.
HOMEM #1
(O.S)
Separei o que me pediu, Vinnie. A segunda melhor vodka da casa.
(O.S)
Separei o que me pediu, Vinnie. A segunda melhor vodka da casa.
Um homem loiro, 33 anos, cabelos
médios e cacheados, todo de terno branco, desce por uma escada
ajeitando o paletó.
VINNIE
Ah, Willian, o que seria de mim sem a sua eficácia?
Ah, Willian, o que seria de mim sem a sua eficácia?
Vinnie, um sujeito elegante, cheio de
pose, voz classuda, aproxima-se do amigo (calvo, moreno, 50 anos) e
segura a garrafa de Sminorff Black.
VINNIE
Acho que desta vez não errarei no presente, não é, meu caro amigo?
Acho que desta vez não errarei no presente, não é, meu caro amigo?
WILLIAM
Se me permite, Vinnie, uma Kauffman nunca é um erro; seu amigo é que não tem bom gosto.
Se me permite, Vinnie, uma Kauffman nunca é um erro; seu amigo é que não tem bom gosto.
Vinnie gargalha.
VINNIE
É difícil agradar os justiceiros, nobre amigo.
É difícil agradar os justiceiros, nobre amigo.
WILLIAM
Mando entregar como sempre?
Mando entregar como sempre?
Vinnie dá uma sacada na garrafa e
sorri para William.
CENA 7 EXT. - CARIOCA
NEWS – DIA
Na fachada do prédio imponente
trazendo a logotipo da Carioca News.
CENA 8 INT. - CARIOCA
NEWS / SALA DA REDAÇÃO – DIA
Assim que Nilo e Lila adentram, os
colegas jogam confetes de papel, vibram ao redor dele. Um deles
aparece com um pequeno bolo de morango e duas velas formando o número
33.
LILA
Achou que eu tinha esquecido? Feliz aniversário!
Achou que eu tinha esquecido? Feliz aniversário!
E Lila beija Nilo na boca provocando
burburinhos. Roger (branco, 32 anos, sem barba, com suas roupas
despojadas) surge com uma sacola de presente.
ROGER
Presentinho pro meu brother. Mas ó, se não usar, ficarei mal, hen.
Presentinho pro meu brother. Mas ó, se não usar, ficarei mal, hen.
Nilo faz cara de desconfiado e pega a
sacola.
NILO
Se for o que to pensando /
Se for o que to pensando /
Assim que abre, Nilo quase perde a
coragem, mas mete a mão e apanha uma camisa azul. Ao abrir, exibe a
logomarca do Superman estampada no peito. Os colegas zoam.
NILO
Roger /
Roger /
ROGER
Eu sei, você amou. Veste, porque nunca se sabe quando você sairá em missão. Tem que tá preparado pra mostrar ao mundo sua real identidade.
Eu sei, você amou. Veste, porque nunca se sabe quando você sairá em missão. Tem que tá preparado pra mostrar ao mundo sua real identidade.
NILO
Roger, ano passado você me deu um sabre de luz.
Roger, ano passado você me deu um sabre de luz.
Roger nem tem tempo de retrucar; um
rapaz cutuca Nilo.
RAPAZ #1
Tem um cara te esperando no estacionamento. Disse que é particular.
Tem um cara te esperando no estacionamento. Disse que é particular.
ROGER
Hmm...mais alguém lembrou do seu aniversário?
Hmm...mais alguém lembrou do seu aniversário?
Lila tapeia seu ombro, ambos riem.
Nilo faz careta para Roger.
CENA 9 INT. - CARIOCA
NEWS / ESTACIONAMENTO – DIA
Local pouco iluminado. CAM percorre
lentamente o ambiente cheio de carros, até que Nilo surge, caçando
alguém. Passa por pilastras, CLOSE em seu rosto desconfiado. Uma
SOMBRA atravessa logo atrás.
Nilo olha rapidamente, mas não vê nada.
Suspense.
Quando volta-se, SUSTO.
Nilo olha rapidamente, mas não vê nada.
Suspense.
Quando volta-se, SUSTO.
NILO
Wow! (recupera-se). É você que queria falar comigo?
Wow! (recupera-se). É você que queria falar comigo?
Vince (loiro, 38 anos, bonitão,
barba por fazer e óculos escuros) trajando roupas sociais, bastante
aflito.
VINCE
Eu preciso de sua ajuda, Nilo, pra acabar com Vinnie Ludwig.
Eu preciso de sua ajuda, Nilo, pra acabar com Vinnie Ludwig.
NILO
(surpreso)
O quê? Acabar com o Vinnie?
(surpreso)
O quê? Acabar com o Vinnie?
VINCE
Ele mandou matar minha família e fará o mesmo com a sua, com os seus amigos, com você. Nilo, você é amigo de bandido!
Ele mandou matar minha família e fará o mesmo com a sua, com os seus amigos, com você. Nilo, você é amigo de bandido!
Em Nilo, chocado.
FADE OUT
FIM DO ATO DE ABERTURA
EPISÓDIO 1
UMA
NOITE FRIA NA CAPITAL
PRIMEIRO ATO
FADE
IN
Uma
porta sendo aberta vagarosamente, revelando, em vários flashes, as
paredes pichadas em preto, dando destaque a seguinte inscrição:
“Fez a minha ira, saia de Valquíria”.
=
= FLASHBACK = =
CENA
10 INT. - CASA DE VINCE – DIA
Legenda:
Bairro Valquíria – Cinco meses atrás
Vince
caminha por uma SALA extremamente bagunçada, gavetas reviradas,
porta-retratos no chão, e uma TV ligada exibindo a novela INIMIGO
ÍNTIMO.
Um
GEMIDO chama a sua atenção, mas não vem da novela.
O sujeito retira a sua pistola da cintura e corre pelas escadas até alcançar um
O sujeito retira a sua pistola da cintura e corre pelas escadas até alcançar um
CORREDOR
VINCE
Bruna?
Bruna?
TIROS
assustam o cara, que avança sobre uma porta.
VINCE
BRUNA! BRUNA!
BRUNA! BRUNA!
Quando
a porta abre, um sujeito moreno, de olhar vidrado, aponta a arma ao
léu.
VICIADO
#1
Você chegou, Vince.
Você chegou, Vince.
Vince
ATIRA contra a sua cabeça, ATIRA novamente, e ATIRA mais uma vez. O
viciado finalmente tomba.
Outros
DOIS homens visivelmente alucinados, disparam balas, mas Vince se
esconde ao batente da porta, e devolve tudo na mesma hora. Os
bandidos caem no chão e mancham o tapete de sangue.
Vince
ENTRA no
QUARTO
e
mal pode acreditar: Bruna, mulher branca de 25 anos, MORTA sobre a
cama com sinais de espancamento. Ao lado, em um berço, muito sangue.
Vince larga a arma no chão e CAI de joelhos; põe as mãos na
cabeça. GRITA de ódio.
=
= FIM DO FLASHBACK = =
CENA
11 INT. - MEGACAFÉ – DIA
No
olhar marejado de Nilo ouvindo tudo aquilo. Sentado a uma mesa
redonda de madeira, diante de uma xícara de café, Nilo disfarça a
emoção na frente de Vince.
VINCE
Foi há cinco meses. Você sabe o que é perder alguém querido, não sabe?
Foi há cinco meses. Você sabe o que é perder alguém querido, não sabe?
NILO
(disfarça)
A sua esposa era contadora de Vinnie Ludwig? É isso?
(disfarça)
A sua esposa era contadora de Vinnie Ludwig? É isso?
VINCE
Eu ouvia rumores, insinuações de que ele tava envolvido com o tráfico. Achei besteira. Seu amigo, né?
Eu ouvia rumores, insinuações de que ele tava envolvido com o tráfico. Achei besteira. Seu amigo, né?
NILO
(por cima)
Não somos amigos /
(por cima)
Não somos amigos /
VINCE
(corta)
Não é isso que dizem por aí.
(corta)
Não é isso que dizem por aí.
NILO
Ele diz que é meu fã /
Ele diz que é meu fã /
VINCE
Claro! É a imagem do herói nacional.
Claro! É a imagem do herói nacional.
NILO
(corta brusco) Eu não gosto desse rótulo!
(corta brusco) Eu não gosto desse rótulo!
Algumas
pessoas percebem. Nilo disfarça.
NILO
Eu não sou um herói. Sou uma pessoa comum. Será que dá pra entender isso?
Eu não sou um herói. Sou uma pessoa comum. Será que dá pra entender isso?
VINCE
(firme / quase apontando o dedo) Não, não dá não. Essa é a imagem que o teu jornal vendeu pro povo. É por causa desse rótulo que o Vinnie se instalou no Brasil (Nilo não o encara). Porque você tem apoio popular, as pessoas se compadecem pela sua história, cara. Quem se compadece pela minha?
(firme / quase apontando o dedo) Não, não dá não. Essa é a imagem que o teu jornal vendeu pro povo. É por causa desse rótulo que o Vinnie se instalou no Brasil (Nilo não o encara). Porque você tem apoio popular, as pessoas se compadecem pela sua história, cara. Quem se compadece pela minha?
Nilo
apoia os cotovelos na mesa, esfrega a mão na cabeça. Pensa,
preocupado.
NILO
E a polícia?
E a polícia?
VINCE
Comprada. A polícia é cúmplice do Vinnie, Nilo. Ninguém nunca pegará esse cara se não for alguém de caráter indiscutível e, principalmente, se não for alguém que ele admira. (T) Você é esse cara.
Comprada. A polícia é cúmplice do Vinnie, Nilo. Ninguém nunca pegará esse cara se não for alguém de caráter indiscutível e, principalmente, se não for alguém que ele admira. (T) Você é esse cara.
NILO
Você tem alguma prova?
Você tem alguma prova?
VINCE
Prova? E você lá precisa disso pra investigar? Pensei que a tua fama de herói abrisse portas.
Prova? E você lá precisa disso pra investigar? Pensei que a tua fama de herói abrisse portas.
NILO
(bufa)
Eu só preciso saber se você tem alguma coisa que incrimine o Vinnie.
(bufa)
Eu só preciso saber se você tem alguma coisa que incrimine o Vinnie.
VINCE
Você pode frequentar o Mandrake. (franze a testa) Tá duvidando de mim? (Nilo nada diz, mas o encara) É isso, você duvida de mim! (tom) Você gosta dele, né? Dos presentes que ele te dá ou pensa que eu não sei? As vodcas importadas, os chocolates finos, até viagens ele te ofereceu /
Você pode frequentar o Mandrake. (franze a testa) Tá duvidando de mim? (Nilo nada diz, mas o encara) É isso, você duvida de mim! (tom) Você gosta dele, né? Dos presentes que ele te dá ou pensa que eu não sei? As vodcas importadas, os chocolates finos, até viagens ele te ofereceu /
NILO
Vince...
Vince...
VINCE
(corta)
A minha família foi assassinada por um bando de viciados que mais pareciam hipnotizados. E teve jornal afirmando que ela era envolvida com drogas por causa da fama do bairro. Você me deve, cara!
(corta)
A minha família foi assassinada por um bando de viciados que mais pareciam hipnotizados. E teve jornal afirmando que ela era envolvida com drogas por causa da fama do bairro. Você me deve, cara!
NILO
(tentando manter a calma)
Essa afirmação nunca partiu da Carioca News /
(tentando manter a calma)
Essa afirmação nunca partiu da Carioca News /
VINCE
Dane-se! Vocês fizeram uma matéria meia-boca. A Lila foi muito mais ponta firme quando tratou do teu caso, né? Será que o que dizem por aí é verdade? Você é um falso herói, e agora, defensor de bandido?
Dane-se! Vocês fizeram uma matéria meia-boca. A Lila foi muito mais ponta firme quando tratou do teu caso, né? Será que o que dizem por aí é verdade? Você é um falso herói, e agora, defensor de bandido?
Nilo
levanta, intempestivo.
NILO
Chega! Você conhece a minha história através de jornais como a Gazeta Carioca e a Novo Dia, né? O tempo inteiro me alfinetando, jogando na cara. Como você quer ajuda de alguém em quem você nem acredita?
Chega! Você conhece a minha história através de jornais como a Gazeta Carioca e a Novo Dia, né? O tempo inteiro me alfinetando, jogando na cara. Como você quer ajuda de alguém em quem você nem acredita?
VINCE
Me faça acreditar então.
Me faça acreditar então.
NILO
Você me procurou com dúvidas sobre o meu caráter? (T) Obrigado pelo café.
Você me procurou com dúvidas sobre o meu caráter? (T) Obrigado pelo café.
VINCE
Nilo! Nilo!
Nilo! Nilo!
Nilo
vai embora de cara amarrada. Vince SOCA a mesa.
VINCE
Merda!
Merda!
CENA
12 INT. - NOVO DIA / SALA DE REDAÇÃO - DIA
Murilo
ri de alguma coisa ao lado de Paulinha. Um cartão de memória é
colocado sobre a sua mesa por Thales.
THALES
Pra ontem, tá?
Pra ontem, tá?
MURILO
Que isso?
Que isso?
THALES
(mãos na cintura)
São as fotos da minha formatura de quinze anos, que cê acha? (T) São os vídeos daquela gravação, Murilo.
(mãos na cintura)
São as fotos da minha formatura de quinze anos, que cê acha? (T) São os vídeos daquela gravação, Murilo.
PAULINHA
Pensei que fossem nudes...
Pensei que fossem nudes...
Thales
olha sério para a garota. Ela e Murilo disfarçam o riso.
THALES
(para Murilo)
Deixe claro que ele desaprovou a escolha do ator. Faça insinuações bem provocantes, diga /
(para Murilo)
Deixe claro que ele desaprovou a escolha do ator. Faça insinuações bem provocantes, diga /
MURILO
(por cima)
Eu ainda sei fazer o meu trabalho, Thales.
(por cima)
Eu ainda sei fazer o meu trabalho, Thales.
Thales
o encara, faz que concorda.
THALES
Quanto a você, Paulinha, menos gracinhas, ok?
Quanto a você, Paulinha, menos gracinhas, ok?
Paulinha
bate continência, e Thales fecha a cara, saindo dali.
PAULINHA
Enquanto ele não derrubar o Nilo, ele não sossega.
Enquanto ele não derrubar o Nilo, ele não sossega.
MURILO
Taí uma coisa que eu admiro no Thales.
Taí uma coisa que eu admiro no Thales.
PAULINHA
Sério?!
Sério?!
MURILO
Sim. Ele tem obsessão pelo que ama.
Sim. Ele tem obsessão pelo que ama.
Ambos
riem alto. Thales, tomando café diante dos colegas, espia a cena.
Murilo e Paulinha disfarçam.
CENA
13 EXT. - RUAS DA CIDADE - DIA
Nilo
caminha pela calçada, pensativo, olhar vago. Escora em uma parede.
INSERIR
ÁUDIO
VINCE
(V.O)
Você sabe o que é perder alguém querido, não sabe?
(V.O)
Você sabe o que é perder alguém querido, não sabe?
FIM
DO ÁUDIO
CLOSE
em seu rosto amargurado.
=
= FLASHBACK = =
CENA
14 INT. - HOSPITAL CENTRAL / UTI - NOITE
A
máquina registra números baixos de pulsação. Lentamente, CAM nos
mostra ARI (uma mulher de pouco mais de 20 anos, branca, cabelos
aloirados) de olhos fechados, entubada, com colar cervical e feridas
no rosto. Ela abre os olhos, absorta. Nilo, mais novo, de máscara
cirúrgica, se curva e toca suas mãos, com os olhos lacrimejando.
Ari corresponde, mas encara o nada, cega.
NILO
Não quero perturbar seu sono.
Não quero perturbar seu sono.
ARI
(sorri) Tudo bem. Agora que você tá aqui, eu vou ficar bem. Eu vou ficar bem...
(sorri) Tudo bem. Agora que você tá aqui, eu vou ficar bem. Eu vou ficar bem...
Ari
dá um suspiro e lentamente fecha os olhos. Logo depois, ouvimos um
som agudo da máquina. Nilo se desespera.
NILO
Ari? Ari, cê tá me ouvindo? (Nilo a sacode) Ari!
Ari? Ari, cê tá me ouvindo? (Nilo a sacode) Ari!
=
= FIM DO FLASHBACK = =
Uma
BUZINA soa insistente. Nilo desperta de suas lembranças e depara-se
com EMÍLIA (morena, 38 anos, cabelos pretos e médios) ao volante de
um Ranger prata 2009.
EMÍLIA
Quer uma carona, bonitão?
Quer uma carona, bonitão?
Nilo
sorri, sacana.
NILO
Só se for pra sua casa.
Só se for pra sua casa.
Ambos
sorriem. Nilo contorna o carro, abre a porta e entra. O Ranger
arranca dali.
CORTA
PARA
Uma
fachada verde e branca, com uma vitrine transparente exibindo
cosméticos diversos. A CAM dá uma GERAL e pega a placa logo acima:
“CRACHÁ VERDE”.
CENA
15 INT. - CRACHÁ VERDE – DIA
Local
pouco movimentado. Paredes e bancadas brancas e verdes; prateleiras
repletas de cosméticos; pequenos cartazes com chamadas importantes:
“Não testado em animais”, “Produtos livres de petroquímicos e
parabenos”, “Preserve o meio ambiente”.
Nilo
e Emília adentram, cumprimentam algumas vendedoras e clientes. Uma
das vendedoras é MONI VASCO disfarçada(morena, cabelos pretos e
compridos, 25 anos, rosto faceiro com uma cicatriz, e um piercing no
nariz), espiando a entrada deles. Eles seguem até atravessar uma
porta.
CENA
16 INT. - LABORATÓRIO / CRACHÁ VERDE - DIA
Nilo
vislumbra a mesa com vidros e componentes típicos de um laboratório.
Emília, até então, trajando jeans e blusa de alcinha, apanha o
jaleco do cabide e veste-o.
NILO
Alguma novidade, Emília?
Alguma novidade, Emília?
EMÍLIA
Sim, acho que tu vai gostar disso.
Sim, acho que tu vai gostar disso.
Emília
abre uma gaveta, pega umas folhas e entrega uma para Nilo.
EMÍLIA
O sangue coletado em uma das vítimas continha dois tipos de benzodiazepínico e um de LSD, e seu comportamento era muito semelhante a alguns moradores de Valquíria.
O sangue coletado em uma das vítimas continha dois tipos de benzodiazepínico e um de LSD, e seu comportamento era muito semelhante a alguns moradores de Valquíria.
NILO
Euforia, alucinação visual, comportamento agressivo, atitudes induzidas, força descomunal e morte.
Euforia, alucinação visual, comportamento agressivo, atitudes induzidas, força descomunal e morte.
EMÍLIA
A morte pode não ser uma etapa muito rápida, dependendo da dosagem. Nilo, essa é uma droga altamente hipnótica. Seja lá quem estiver comercializando isso, é alguém com boa formação em química.
A morte pode não ser uma etapa muito rápida, dependendo da dosagem. Nilo, essa é uma droga altamente hipnótica. Seja lá quem estiver comercializando isso, é alguém com boa formação em química.
NILO
Por que diz isso?
Por que diz isso?
EMÍLIA
A mistura de drogas não chega a ser mortal. É uma questão de dosagem e bom entendimento de hipnose. Qualquer um que ministrar essa droga pode ser mentor da vítima, fazendo-a cometer até um crime bárbaro.
A mistura de drogas não chega a ser mortal. É uma questão de dosagem e bom entendimento de hipnose. Qualquer um que ministrar essa droga pode ser mentor da vítima, fazendo-a cometer até um crime bárbaro.
Nilo
quase vai para trás; lembra de algo.
INSERIR
ÁUDIO
VINCE
(V.O)
A minha família foi assassinada por um bando de viciados que mais pareciam hipnotizados. E teve jornal afirmando que ela era envolvida com drogas por causa da fama do bairro.
(V.O)
A minha família foi assassinada por um bando de viciados que mais pareciam hipnotizados. E teve jornal afirmando que ela era envolvida com drogas por causa da fama do bairro.
FIM
DO ÁUDIO
EMÍLIA
Tá tudo bem?
Tá tudo bem?
Nilo
devolve o papel, meio desnorteado.
NILO
Emília, o cara que perdeu esposa e filha no caso Valquíria me procurou. Ele acusou Vinnie Ludwig pelo crime.
Emília, o cara que perdeu esposa e filha no caso Valquíria me procurou. Ele acusou Vinnie Ludwig pelo crime.
Emília
se surpreende.
EMÍLIA
Você falou pra ele que estamos investigando?!
Você falou pra ele que estamos investigando?!
NILO
Não! Eu nem tinha reconhecido o cara de imediato. A gente acabou brigando. Não posso contar algo tão sigiloso como isso, mas também não esperava que ele fosse acusar o Vinnie.
Não! Eu nem tinha reconhecido o cara de imediato. A gente acabou brigando. Não posso contar algo tão sigiloso como isso, mas também não esperava que ele fosse acusar o Vinnie.
Emília
guarda os papéis dentro da gaveta, não sabe muito bem o que dizer.
EMÍLIA
O que vai fazer?
O que vai fazer?
Nilo
anda por ali, mão na cabeça, confuso.
NILO
Eu não sei, eu /
Eu não sei, eu /
Entra
um rapaz de uniforme policial, alto, 37 anos. Nilo se assusta.
EMÍLIA
Rafael? Pensei que não voltaria cedo.
Rafael? Pensei que não voltaria cedo.
RAFAEL
Atrapalho alguma coisa, minha querida irmã? (dá um tapinha no ombro de Nilo) Fala aí, herói. O que estão aprontando?
Atrapalho alguma coisa, minha querida irmã? (dá um tapinha no ombro de Nilo) Fala aí, herói. O que estão aprontando?
NILO
Ahn...Eu preciso ir. A minha folga é só depois do meio-dia (sorri forçado). Tchau, Emília, qualquer coisa, me liga.
Ahn...Eu preciso ir. A minha folga é só depois do meio-dia (sorri forçado). Tchau, Emília, qualquer coisa, me liga.
Nilo
SAI rápido, deixando Rafael trocando olhares estranhos com Emília.
SOBE
a versão instrumental de Jorginho Me Empresta a 12, de MC Carol,
enquanto a cena FUNDE COM /
CENA
17 EXT. - BAIRRO VALQUÍRIA – DIA
Um
cenário pobre. Takes pontuados do bairro apontam para algumas casas
apenas no emboço, muros baixos e pichados, prédios de conjunto em
péssima estrutura. Becos repletos de lojas pequenas, calçadas
tomadas por mercadorias. Uma completa desordem.
Na
subida do morro, o comércio decadente, barra pesada. Um amontoado de
casas entre corredores estreitos. Garotos se drogando nos becos.
Mulher estende roupa na laje. Homens trabalham numa obra. Na porta de
um BAR. CLOSE em uma placa de metal acima com a inscrição: “BAR
94”
CENA
18 INT. - BAR 94 / BAIRRO VALQUÍRIA - DIA
A
música vem de alguma rádio do local. O salão com baixa
luminosidade, repleto de mesas. Um cara cabeludo, loiro, sem camisa,
exibindo uma tatuagem de dragão no peito, limpa o balcão, enquanto
risos masculinos invadem o ambiente.
BUTUCA
(O.S)
Mete logo essa porra, caralho!
(O.S)
Mete logo essa porra, caralho!
CAM
vai buscar cinco homens jogando sinuca, um bebendo cerveja, outro
fumando. Todos com pinta de malandro. Butuca (30 anos, negro, de
bigode e cabelo rastafári, peito todo tatuado), aguarda a tacada de
Branco (25 anos, loiro, olhos azuis, cara de chapado), que derruba a
bola preta.
BUTUCA
Filho da puta! Quer morrer, malandro?
Filho da puta! Quer morrer, malandro?
BRANCO
Depois de você.
Depois de você.
ZOAÇÃO,
RISOS.
BUTUCA
Vou meter uma tacada nas tuas bolas que tu não vai nem saber pra onde elas foram, caralho!
Vou meter uma tacada nas tuas bolas que tu não vai nem saber pra onde elas foram, caralho!
BRANCO
Ah, vai à merda, mas antes me pague!
Ah, vai à merda, mas antes me pague!
MAIS
RISOS. Uma mão feminina DESLIGA o rádio. Os homens se calam.
=
= MUSIC OFF = =
VOZ
FEMININA
(O.S /malandra /serena)
Eu posso saber que zona é essa no meu humilde estabelecimento?
(O.S /malandra /serena)
Eu posso saber que zona é essa no meu humilde estabelecimento?
Os
caras entreolham-se, tensos. CAM revela Moni Vasco, com sorriso
fácil, olhar malicioso, cabelão preto. Traja blusa preta, calça
jeans rasgada; colares prateados e pulseiras variadas.
BUTUCA
Pensei que ficaria no batente até tarde, Moni.
Pensei que ficaria no batente até tarde, Moni.
MONI
Aquele serviço tá me matando, brow. To quase dando um teco naquela Emília do sítio do pica-pau amarelo.
Aquele serviço tá me matando, brow. To quase dando um teco naquela Emília do sítio do pica-pau amarelo.
BRANCO
To dentro!
To dentro!
BUTUCA
Aí, pode ser o nosso alvo hoje. Bora passar uma geral hoje à noite?
Aí, pode ser o nosso alvo hoje. Bora passar uma geral hoje à noite?
BRANCO
Fora do bairro?
Fora do bairro?
MONI
Que tem? Gosto de expandir os negócios. É bom que a gente não deixa essa coisa vegana se espalhar. Vai que pega, bicho?
Que tem? Gosto de expandir os negócios. É bom que a gente não deixa essa coisa vegana se espalhar. Vai que pega, bicho?
Os
colegas riem, uns até fazem sinal da cruz.
BUTUCA
Churrasquinho de domingo é sagrado.
Churrasquinho de domingo é sagrado.
BRANCO
Ainda mais se for de inimigo (lambe os beiços).
Ainda mais se for de inimigo (lambe os beiços).
Moni
pega o taco e acerta contra o peito dele.
MONI
Vê se não vai comer carne podre na minha frente!
Vê se não vai comer carne podre na minha frente!
O
bandido ri.
BUTUCA
Então? Fechado?
Então? Fechado?
Moni
caminha entre eles, aproximando-se da câmera. CLOSE nela, olhar
sádico.
MONI
Não. (os colegas atrás não entendem) Arranjem outro alvo. Aquela merda de loja ainda precisa ficar de pé. A ordem é do Russo. Ouviram?
Não. (os colegas atrás não entendem) Arranjem outro alvo. Aquela merda de loja ainda precisa ficar de pé. A ordem é do Russo. Ouviram?
Os
comparsas concordam em uníssono. Em Moni, insatisfeita.
CENA
19 RUA DA CIDADE – DIA
Nilo
anda pela calçada, ao celular. É quando um rapaz de óculos escuros
e boné salta na sua direção. Rapidamente, Nilo pega-o pelo
colarinho e prensa-o na parede, fazendo seu boné cair.
RAPAZ
#1
Calma aê! (retira os óculos) Sou eu, Víthor!
Calma aê! (retira os óculos) Sou eu, Víthor!
Nilo
larga dele.
NILO
Mais uma dessa e te jogo no asfalto! Quer me matar de susto?
Mais uma dessa e te jogo no asfalto! Quer me matar de susto?
VÍTHOR
Desculpe. Nossa, você é muito estressado. Eu só queria falar contigo.
Desculpe. Nossa, você é muito estressado. Eu só queria falar contigo.
NILO
Eu tenho que voltar pra redação. O que quer?
Eu tenho que voltar pra redação. O que quer?
Víthor
ajeita a gola da camisa, um pouco nervoso.
VÍTHOR
Eu preciso da sua ajuda para melhorar o meu personagem, sabe? Jack tá pegando no meu pé e eu não posso fazer feio.
Eu preciso da sua ajuda para melhorar o meu personagem, sabe? Jack tá pegando no meu pé e eu não posso fazer feio.
NILO
Olha, eu avisei pro Jack /
Olha, eu avisei pro Jack /
VÍTHOR
(por cima) Eu não quero que as pessoas digam que o filme é uma mentira. Você não ia querer isso, né?
(por cima) Eu não quero que as pessoas digam que o filme é uma mentira. Você não ia querer isso, né?
Nilo
faz que concorda com a cabeça, mas desconfiado.
VÍTHOR
Olha, os livros de Lila Machado contam uma versão poética sobre suas reações a tudo que passou. Preciso de veracidade, entende? Tipo, como você realmente reagiu ao ver sua esposa cair do prédio?
Olha, os livros de Lila Machado contam uma versão poética sobre suas reações a tudo que passou. Preciso de veracidade, entende? Tipo, como você realmente reagiu ao ver sua esposa cair do prédio?
Nilo,
chocado com o atrevimento.
A
CAM BUSCA Murilo, estacionando um furgão, quando vê a cena.
Apressa-se, posiciona a câmera.
VOLTA
EM NILO
NILO
(Tom) Você veio até aqui pra me dizer que Lila exagerou? Que eu não sofri da forma como ela escreveu? É isso?
(Tom) Você veio até aqui pra me dizer que Lila exagerou? Que eu não sofri da forma como ela escreveu? É isso?
VÍTHOR
Não, eu só queria saber exatamente como você reagiu, principalmente ao saber que ela tava grávida /
Não, eu só queria saber exatamente como você reagiu, principalmente ao saber que ela tava grávida /
NILO
Você quer que eu faça uma demonstração também de como reagi diante do assassino? Quer?
Você quer que eu faça uma demonstração também de como reagi diante do assassino? Quer?
VÍTHOR
Eu sabia que não seria fácil falar contigo, só não imaginava que seria recebido dessa forma. Depois que o filme sair e as críticas pipocarem, não vá usar o teu jornal pra me difamar.
Eu sabia que não seria fácil falar contigo, só não imaginava que seria recebido dessa forma. Depois que o filme sair e as críticas pipocarem, não vá usar o teu jornal pra me difamar.
Víthor
nem tem tempo de sair; Nilo segura em seu braço, revoltado.
NILO
A Carioca News nunca difamou ninguém. Como pode inventar isso?
A Carioca News nunca difamou ninguém. Como pode inventar isso?
VÍTHOR
Lila sabe ser bem dura na hora de queimar o filme de alguém.
Lila sabe ser bem dura na hora de queimar o filme de alguém.
NILO
(altera-se)
Ela não queima o filme de ninguém; o filme já vem queimado, ela só esmiúça o que sobrou. Você nem leu a minha história, senão saberia que eu não vi a minha esposa cair de um prédio. Ela morreu no hospital!
(altera-se)
Ela não queima o filme de ninguém; o filme já vem queimado, ela só esmiúça o que sobrou. Você nem leu a minha história, senão saberia que eu não vi a minha esposa cair de um prédio. Ela morreu no hospital!
BAQUE
em Víthor. Os dois encaram-se, fortemente.
VÍTHOR
Desculpe, cara. Confesso que li tem algum tempo e /
Desculpe, cara. Confesso que li tem algum tempo e /
NILO
Esse filme tá fadado ao fracasso. Se você não acredita no que tá nos livros, no que saiu no jornal e nem nos meus depoimentos, então esse personagem não lhe cabe. Pule fora antes que eu faça você pular.
Esse filme tá fadado ao fracasso. Se você não acredita no que tá nos livros, no que saiu no jornal e nem nos meus depoimentos, então esse personagem não lhe cabe. Pule fora antes que eu faça você pular.
Nilo
é enquadrado ao longe. Víthor vai embora, tenso. Murilo desliga a
câmera, excitado.
MURILO
Thales vai cair pra trás depois dessa (ri).
Thales vai cair pra trás depois dessa (ri).
CAM
BUSCA o interior de outro carro com uma janela sendo fechada. William
acaba de fechar e olha para o seu lado.
WILLIAM
O que achou?
O que achou?
Vinnie
pensa um pouco, meneia a cabeça.
VINNIE
A velha história do romântico e justiceiro cavalheiro, que perde tudo, mas não perde sua essência. O que posso fazer por ele?
A velha história do romântico e justiceiro cavalheiro, que perde tudo, mas não perde sua essência. O que posso fazer por ele?
CENA
20 INT. - RUA DA CIDADE / SET DE FILMAGENS – DIA
Uma CAM de estúdio invade a cena e
acompanha Víthor correndo desenfreadamente pelas ruas, ao lado de
outro rapaz.
CAMPO DE SANTANA
E continuam a fuga pelo vasto campo
exatamente como na CENA 1. O ator de roupas sociais e o sobretudo
negro aponta uma arma de cano longo na direção dos fugitivos. A
arma cobre a tela. TRÊS TIROS acertam as costas de Víthor.
Em CAM lenta, Víthor arregala os
olhos, em pânico. Tomba, de joelhos, e cai de bruços no chão de
terra.
JACK
CORTA!
CORTA!
Jack e toda a equipe batem palmas,
enquanto ele se aproxima.
JACK
Excelente, Víthor, excelente! Agora sim, ficou perfeito! Quinze minutos pra beber água, ok?
Excelente, Víthor, excelente! Agora sim, ficou perfeito! Quinze minutos pra beber água, ok?
Víthor não se move. Seu rosto está
virado de costas para a CAM.
JACK
Não ouviu, Víthor? Tempo tá passando, bora com isso!
Não ouviu, Víthor? Tempo tá passando, bora com isso!
O rapaz não responde. O diretor,
irritado, desvira o ator e se surpreende; Víthor está de olhos
abertos, inerte. Jack toca a sua jugular e quase vai para trás.
JACK
Meu Deus! Víthor tá morto!
Meu Deus! Víthor tá morto!
CLOSE no rosto inerte de Víthor.
FADE OUT
FIM
DO PRIMEIRO ATO
SEGUNDO ATO
SEGUNDO ATO
NILO
(V.O)
A glória dura tempo necessário para os outros descobrirem o seu ponto fraco.
(V.O)
A glória dura tempo necessário para os outros descobrirem o seu ponto fraco.
FADE
IN
CENA
21 EXT. - CAMPO DE SANTANA / SET DE FILMAGENS - DIA
Muitos
cliques em cima do ator, ensanguentado no chão. Local cercado por
fitas amarelas, jornalistas fotografando e anotando tudo. Jack está
diante de um jornalista.
JACK
Foi um acidente. Aconteceu isso com o Brandon Lee.
Foi um acidente. Aconteceu isso com o Brandon Lee.
Nilo
e Roger por ali, chocados.
NILO
Esse Jack tá aproveitando pra transformar o filme em um novo ‘O Corvo’?
Esse Jack tá aproveitando pra transformar o filme em um novo ‘O Corvo’?
Ele
nem saca, mas Thales já se aproximou dele, olhando-o de cima a
baixo, esnobe.
THALES
Mais um protagonista que morre em cena, hen? (Nilo espia, fecha a cara) Também, você não ia querer outro ator pagando de herói. Já basta você, né?
Mais um protagonista que morre em cena, hen? (Nilo espia, fecha a cara) Também, você não ia querer outro ator pagando de herói. Já basta você, né?
Nilo,
firme, coloca-se diante dele, mas Thales sai rindo sem dar a chance
de ser retrucado.
ROGER
Relaxa, irmão, é só o recalque do Thales tentando ofuscar a cena do crime.
Relaxa, irmão, é só o recalque do Thales tentando ofuscar a cena do crime.
NILO
Crime? Você não acha que foi um acidente?
Crime? Você não acha que foi um acidente?
ROGER
O primeiro podia ser, mas o segundo?
O primeiro podia ser, mas o segundo?
Roger
dá um tapinha em seu ombro e embrenha-se no meio dos curiosos,
deixando Nilo pensativo.
Delegado
Moreira, de roupas sociais, magro, no alto dos 50 anos, bigode e
cabelos desgrenhados anota algo em seu caderninho, diante de Jack.
DELEGADO
Vou precisar da arma usada, senhor Jack, e também dos nomes de todas as pessoas que entram e saem do estúdio, que têm acesso as armas, ao figurino, etc…
Vou precisar da arma usada, senhor Jack, e também dos nomes de todas as pessoas que entram e saem do estúdio, que têm acesso as armas, ao figurino, etc…
JACK
(faz segredo)
Tudo bem, mas...isso vai atrasar as gravações?
(faz segredo)
Tudo bem, mas...isso vai atrasar as gravações?
O
delegado encara-o, sem acreditar.
DELEGADO
O protagonista morreu. Acho que encontrar outro que tope o desafio de entrar e não sair vivo, será difícil, não? (Jack fica paralisado com a ousadia) Sabe se Víthor tinha inimigos?
O protagonista morreu. Acho que encontrar outro que tope o desafio de entrar e não sair vivo, será difícil, não? (Jack fica paralisado com a ousadia) Sabe se Víthor tinha inimigos?
JACK
Ahn...Seu delegado, Víthor estava deslanchando na carreira, óbvio que tivesse inimigos, mas isso tá parecendo macumba de quem não quer que esse filme seja rodado. Parece que estão contra mim.
Ahn...Seu delegado, Víthor estava deslanchando na carreira, óbvio que tivesse inimigos, mas isso tá parecendo macumba de quem não quer que esse filme seja rodado. Parece que estão contra mim.
O
delegado anota, indiferente.
DELEGADO
Aham, mas quem tá morrendo são os outros.
Aham, mas quem tá morrendo são os outros.
O
delegado sai da cena. Em Jack, chocadíssimo.
CENA
22 INT. - CARIOCA NEWS / SALA DE REDAÇÃO – DIA
Buchichos,
pessoas em volta de um computador; no rosto deles, alguns pasmados e
outros achando graça. Nilo aponta da porta e Lila vai até ele,
tensa.
NILO
Cê acredita que o Jack tá promovendo ainda mais o filme? (nota a balburdia) O que tá havendo aqui?
Cê acredita que o Jack tá promovendo ainda mais o filme? (nota a balburdia) O que tá havendo aqui?
LILA
Nilo...Ahn...(olha o relógio) Já passa de meio-dia. Você não devia tá de folga?
Nilo...Ahn...(olha o relógio) Já passa de meio-dia. Você não devia tá de folga?
NILO
E eu consigo? Fala, o que tá pegando aqui?
E eu consigo? Fala, o que tá pegando aqui?
LILA
A Novo Dia tá considerando que o ator foi assassinado. E eles já têm um suspeito.
A Novo Dia tá considerando que o ator foi assassinado. E eles já têm um suspeito.
Nilo
mal deixa ela terminar de falar e vai até o aglomerado de pessoas,
quase empurrando, até deparar-se com a tela do site NOVO DIA:
“NILO
RODRIGUES HUMILHA ATOR DE ‘ANTI-HERÓI’ E ESTE ACABA MORTO NAS
GRAVAÇÕES
O
jornalista ficou furioso ao ser abordado por Víthor Oliveira: ‘Pule
fora antes que eu faça você pular’”
NILO
Eu sei que esse jornal não vai com a nossa cara, mas eles passaram dos limites. Isso é difamação!
Eu sei que esse jornal não vai com a nossa cara, mas eles passaram dos limites. Isso é difamação!
REDATOR
#1
Isso não é tudo, Nilo. Veja: “Víthor Oliveira, sucesso na minissérie Gato Preto, estava no auge da fama, mas sofria pressão para dar vida ao ‘herói’ no cinema. Porém, Nilo Rodrigues não tem muita paciência com os seus fãs e não quis colaborar com o rapaz com a sua interpretação. Nilo chegou a ameaçá-lo de morte, horas antes da gravação fatal”.
Isso não é tudo, Nilo. Veja: “Víthor Oliveira, sucesso na minissérie Gato Preto, estava no auge da fama, mas sofria pressão para dar vida ao ‘herói’ no cinema. Porém, Nilo Rodrigues não tem muita paciência com os seus fãs e não quis colaborar com o rapaz com a sua interpretação. Nilo chegou a ameaçá-lo de morte, horas antes da gravação fatal”.
LILA
É uma acusação grave. O que você disse é ambíguo /
É uma acusação grave. O que você disse é ambíguo /
NILO
Mas ele preferiu o pior sentido da palavra.
Mas ele preferiu o pior sentido da palavra.
REDATOR
#1
Tem gente apoiando você, mas /
Tem gente apoiando você, mas /
O
redator abre o Facebook e exibe mais de 500 curtidas e 200
comentários. Nilo espia.
“Ele
tava certo em dar um fora nesse ator. Inconveniente. Eu faria a mesma
coisa, cacete”
“Matéria
tendenciosa. ‘Pule fora antes que eu faça você pular’ era pro
Víthor pular fora do filme. Esse jornal caga pelos dedos!”
Em
resposta ao comentário anterior: “Brasileiros e seus ‘ídolos’,
ok”
“Ele
não permitiu que a história dele virasse livro e filme? Então que
aguente, devia ser mais educado sim”
“Já
já tá na WebTV, uma série inspirada na vida sofrida do herói
Nilo. Desgraça é pouca. Bando de petista!”
Em
resposta ao comentário anterior: “Tomara! Não gosta? Mude de
canal”
NILO
Isso não vai ficar assim não.
Isso não vai ficar assim não.
Nilo
fecha a cara e SAI.
LILA
Nilo! Nilo, não faça besteira!
Nilo! Nilo, não faça besteira!
Em
seu olhar preocupado.
CENA
23 EXT. - CARIOCA NEWS – DIA
Nilo
desce as escadas, furioso, avança sobre a calçada, quando é
ABORDADO rispidamente por Vince.
VINCE
Precisamos conversar.
Precisamos conversar.
NILO
Você de novo? Não tenho nada pra falar contigo.
Você de novo? Não tenho nada pra falar contigo.
Nilo
tenta desvencilhar-se, mas Vince, discretamente, segura em seu braço,
intimidando-o.
VINCE
Eu não to perguntando se você quer. Entra no carro agora.
Eu não to perguntando se você quer. Entra no carro agora.
Nilo
bem que tenta sair, mas Vince mostra que não está sozinho: há um
homem moreno, forte e mal encarado no banco do carona. Nilo não tem
alternativa, e entra.
Vince
espia ao redor, contorna o carro preto e entra também. O carro
acelera, CAM BUSCA Rafael ao volante de sua viatura, curioso.
CENA
24 EXT. - ESTRADA – DIA
O
carro preto em alta velocidade, dá uma guinada numa área desmatada
e estaciona.
Corta
para o seu INTERIOR, diretamente na cara assustada de Nilo.
NILO
(sarcástico)
Não achei nada romântico me raptar. Você não faz o meu tipo.
(sarcástico)
Não achei nada romântico me raptar. Você não faz o meu tipo.
VINCE
Cê sabe muito bem por que tá aqui.
Cê sabe muito bem por que tá aqui.
NILO
Não deve ser pra pedir ajuda. Você deixou bem claro que não acredita no meu caráter.
Não deve ser pra pedir ajuda. Você deixou bem claro que não acredita no meu caráter.
VINCE
Eu to pouco me lixando pro teu caráter. Ninguém liga, aliás. Eu só preciso da sua boa reputação pra eu fazer justiça.
Eu to pouco me lixando pro teu caráter. Ninguém liga, aliás. Eu só preciso da sua boa reputação pra eu fazer justiça.
NILO
A minha reputação já tá indo pro buraco com a morte do ator. Meu nome tá na roda, pra polícia associar o meu nome ao crime pouco custa.
A minha reputação já tá indo pro buraco com a morte do ator. Meu nome tá na roda, pra polícia associar o meu nome ao crime pouco custa.
VINCE
Então, aproveite que o seu nome tá na roda e faça uma matéria relembrando o meu caso. Povo adora fazer um drama quando um famoso morre, e a gente de periferia ninguém liga.
Então, aproveite que o seu nome tá na roda e faça uma matéria relembrando o meu caso. Povo adora fazer um drama quando um famoso morre, e a gente de periferia ninguém liga.
NILO
Eu não posso voltar a falar desse assunto!
Eu não posso voltar a falar desse assunto!
Vince
abre o porta-luvas e puxa uma pistola, assustando Nilo.
VINCE
Eu não to pra brincadeira, cara! Não te chamei pra perguntar se você pode ou não alguma coisa. (encosta a pistola no rosto de Nilo) Ou você lança algo sobre mim amanhã ou eu faço picadinho de Lila. Agora SAI!
Eu não to pra brincadeira, cara! Não te chamei pra perguntar se você pode ou não alguma coisa. (encosta a pistola no rosto de Nilo) Ou você lança algo sobre mim amanhã ou eu faço picadinho de Lila. Agora SAI!
Nilo
mescla medo e raiva, mas ainda encarando-o corajosamente.
VINCE
SAI!
SAI!
Nilo
desce do carro, e se vê distante de tudo. O carro vai embora. Em
Nilo, passado com a ameaça.
CENA 25 EXT. - MANDRAKE PUB / FUNDOS – DIA
CENA 25 EXT. - MANDRAKE PUB / FUNDOS – DIA
Homens
fazem o descarregamento de bebidas; William anota tudo em seu
smartphone, enquanto Vinnie observa, de sorriso malicioso para os
engradados. O celular TOCA. Vinnie saca do bolso do paletó e sorri
ao olhar para a tela.
VINNIE
(ao tel. / discreto)
Fala, meu amor, quais as novidades? (T) Hmmm, sei (T). Que interessante. Já estou indo.
(ao tel. / discreto)
Fala, meu amor, quais as novidades? (T) Hmmm, sei (T). Que interessante. Já estou indo.
Vinnie
desliga o celular e dirige-se a William.
VINNIE
William, meu querido, você cuida de tudo?
William, meu querido, você cuida de tudo?
WILLIAM
Claro, alguma emergência?
Claro, alguma emergência?
VINNIE
Acho que finalmente darei os meus parabéns ao Nilo. (dá um tapinha em seu ombro / William sorri) Cuide da mercadoria.
Acho que finalmente darei os meus parabéns ao Nilo. (dá um tapinha em seu ombro / William sorri) Cuide da mercadoria.
Vinnie
deixa a cena. William coordena os homens.
TAKES
da cidade ao entardecer.
CENA
26 EXT. - ESTRADA – DIA
Nilo
tenta fazer uma ligação, mas é inútil.
INSERIR
ÁUDIO
“Esse
telefone está fora da área de cobertura ou desligado...”
FIM
DO ÁUDIO
Nilo
faz sinal para uma van de transporte público, porém, o motorista
gesticula avisando que está lotada. Nilo se chateia.
Uma
PICKUP preta aproxima-se até parar próximo a ele. Nilo reconhece de
imediato, sorri de alívio. A janela é aberta e Vinnie, ao volante,
retira os óculos escuros.
VINNIE
Parece que você está perdido, meu querido.
Parece que você está perdido, meu querido.
NILO
(disfarça) Um contratempo. Acontece.
(disfarça) Um contratempo. Acontece.
VINNIE
Vamos, entra aí. Não vou deixar um amigo meu a pé.
Vamos, entra aí. Não vou deixar um amigo meu a pé.
Nilo
hesita, mas acaba entrando no carro. Vinnie sorri, põe os óculos
novamente, fecha a janela. A PICKUP segue pela estrada.
CENA
27 INT. - BAR 94 / BAIRRO VALQUÍRIA – DIA
Um
cara sem camisa, todo trabalhado nos músculos e tatuagens, limpando
as mesas. Ao fundo, CAM vai buscar alguns homens, dentre eles, Butuca
e Branco, todos apoiados à mesa de sinuca, consumindo drogas e
álcool. Uma mulher branca, de roupas curtas e provocantes, está
sentada no colo de Branco.
BUTUCA
Tá ligado na visão que te passei, né, cumpadi? Não ‘podemo’ vacilar não.
Tá ligado na visão que te passei, né, cumpadi? Não ‘podemo’ vacilar não.
BRANCO
Meu sonho sempre foi meter o louco naquela merda de banco. Já fiquei preso naquela porta; quase fiquei nu.
Meu sonho sempre foi meter o louco naquela merda de banco. Já fiquei preso naquela porta; quase fiquei nu.
RISADA
nojenta, quase cuspindo a cerveja.
BUTUCA
Cê tá misturando o bagulho com a loirinha, rapá! Tu não tá em condições pra essa noite diabólica, não.
Cê tá misturando o bagulho com a loirinha, rapá! Tu não tá em condições pra essa noite diabólica, não.
MONI
(O.S)
Deixa o menino, Butuca. (Moni aparece, segurando uma pistola) Ele curte fazer as desgraças e depois esquecer. (para Branco) Bate um sentimento, né?
(O.S)
Deixa o menino, Butuca. (Moni aparece, segurando uma pistola) Ele curte fazer as desgraças e depois esquecer. (para Branco) Bate um sentimento, né?
TODOS
RIEM, inclusive Branco, com os olhos vermelhos.
MONI
Já tá anoitecendo. Quero money, bicho. Moni Vasco tem pressa.
Já tá anoitecendo. Quero money, bicho. Moni Vasco tem pressa.
Butuca
assente. Branco bebe a cerveja da mão da garota, molha a roupa. Moni
faz a negativa, mas ri.
TAKES
da cidade anoitecendo, a Candelária iluminada, a Presidente Vargas
lotada na hora do rush /
CENA 28 EXT. - RUA DA CIDADE – NOITE
CENA 28 EXT. - RUA DA CIDADE – NOITE
A
PICKUP de Vinnie estaciona. No INTERIOR do carro, Vinnie,
discretamente, apoia o braço na poltrona onde está Nilo, que se
incomoda.
VINNIE
São e salvo.
São e salvo.
NILO
Ainda bem que eu to em horário de folga. Senão eu teria que preparar o meu discurso pra explicar o atraso.
Ainda bem que eu to em horário de folga. Senão eu teria que preparar o meu discurso pra explicar o atraso.
VINNIE
(sorri, sedutor)
Peço desculpas por ter dado tantas voltas. Foi proposital, admito. (Nilo tenta não cruzar os olhos) Notei que você estava tenso. Foi bom ter conversado, não?
(sorri, sedutor)
Peço desculpas por ter dado tantas voltas. Foi proposital, admito. (Nilo tenta não cruzar os olhos) Notei que você estava tenso. Foi bom ter conversado, não?
NILO
Pelo menos, tem quem acredite em mim. Acho que passei de herói pra vilão em um único dia.
Pelo menos, tem quem acredite em mim. Acho que passei de herói pra vilão em um único dia.
VINNIE
Pra mim, você sempre será um herói. Sabe que se as portas fecharem pra você, a minha sempre estará aberta, não é?
Pra mim, você sempre será um herói. Sabe que se as portas fecharem pra você, a minha sempre estará aberta, não é?
Nilo
assente com a cabeça, incomodado. Vinnie leva o braço para a parte
de trás e apanha uma garrafa de vodca com um laço vermelho no topo.
VINNIE
Meus parabéns, meu amigo mais querido. Espero que essa garrafa não tão cara quanto aquela do ano passado possa ser aceita.
Meus parabéns, meu amigo mais querido. Espero que essa garrafa não tão cara quanto aquela do ano passado possa ser aceita.
NILO
Obrigado, Vinnie, mas/
Obrigado, Vinnie, mas/
VINNIE
Vai recusar o presente? De novo?
Vai recusar o presente? De novo?
Nilo
mal tem tempo de responder; seu celular TOCA. PELO VISOR, aparece a
mensagem de Emília: “Preciso de ajuda. É urgente!”
VINNIE
Algum problema?
Algum problema?
NILO
Não, é que /
Não, é que /
Nilo
avista algo que o faz mudar a expressão. Do outro lado, Murilo acaba
de descer de uma VAN, munido de sua bolsa a tiracolo. Nilo se
apressa.
NILO
Valeu pela carona!
Valeu pela carona!
Nilo
abre a porta e sai rapidamente.
VINNIE
Nilo! A vodca!
Nilo! A vodca!
Vinnie
espia Nilo atravessar a rua correndo.
CENA
29 EXT. - RUA DA CIDADE – NOITE
Murilo
caminha pela calçada pouco iluminada. Ele franze a testa; percebe
algo. CAM segue pelas suas costas, quando
SUBITAMENTE,
ele se volta e joga um sujeito contra a parede. Surpreende-se.
MURILO
Nilo?
Nilo?
Nilo,
mantendo a pose de durão, desvencilha-se e prensa-o na parede.
NILO
Eu quero ver você me difamar agora!
Eu quero ver você me difamar agora!
No
embate.
FADE
OUT
FIM DO SEGUNDO ATO
ATO
FINAL
FADE
IN
CENA
30 EXT. - RUA DA CIDADE – NOITE
Murilo
se afasta de Nilo, bruscamente.
MURILO
(raiva)
Me solta! Deu pra atacar as pessoas agora?
(raiva)
Me solta! Deu pra atacar as pessoas agora?
NILO
Não foi você que me acusou de assassinato naquele jornaleco? Então devia ter mais cuidado ao andar nas ruas sozinho.
Não foi você que me acusou de assassinato naquele jornaleco? Então devia ter mais cuidado ao andar nas ruas sozinho.
MURILO
Cê tá me ameaçando, cara?
Cê tá me ameaçando, cara?
NILO
Ninguém ameaça mais a cidade do que a mídia, essa mídia que deturpa as notícias como o teu jornal.
Ninguém ameaça mais a cidade do que a mídia, essa mídia que deturpa as notícias como o teu jornal.
MURILO
(cínico) O que tem de mais na frase: “Nilo chegou a ameaçá-lo de morte, horas antes da gravação fatal”? Hen? É isso que tá te doendo? Cê devia ter mais cuidado ao falar as coisas por aí. A Novo Dia não fica de mimimi pra entregar uma notícia.
(cínico) O que tem de mais na frase: “Nilo chegou a ameaçá-lo de morte, horas antes da gravação fatal”? Hen? É isso que tá te doendo? Cê devia ter mais cuidado ao falar as coisas por aí. A Novo Dia não fica de mimimi pra entregar uma notícia.
NILO
Você me caluniou e me difamou. Cê tá sabendo que eu posso te processar, né?
Você me caluniou e me difamou. Cê tá sabendo que eu posso te processar, né?
MURILO
Me processar, por quê? Porque eu interpretei uma frase de duplo sentido sua? Ah, me poupe! Você se acha tão autossuficiente que esquece ser uma figura pública, uma criação artística que até hoje se vale de uma trajetória infeliz pra posar de herói.
Me processar, por quê? Porque eu interpretei uma frase de duplo sentido sua? Ah, me poupe! Você se acha tão autossuficiente que esquece ser uma figura pública, uma criação artística que até hoje se vale de uma trajetória infeliz pra posar de herói.
Nilo
agarra-o pelo colarinho, quase espumando de ódio.
NILO
Não fale do que você não faz questão de saber. Ninguém sabe a guerra que cada um trava dentro de si.
Não fale do que você não faz questão de saber. Ninguém sabe a guerra que cada um trava dentro de si.
MURILO
(trinca os dentes)
Bonita frase, mas pra mim você é só um personagem de livro. Cê sabia que todo assassino em potencial se enconde por trás da fachada de herói?
(trinca os dentes)
Bonita frase, mas pra mim você é só um personagem de livro. Cê sabia que todo assassino em potencial se enconde por trás da fachada de herói?
Nilo
não aguenta e dá um SOCO em Murilo. Este cai no chão e olha para
Nilo, revoltado.
CENA
31 EXT. - BANCO – NOITE
A
gangue de Moni quebrando os caixas eletrônicos, fazendo baderna.
CENA
32 INT. - BANCO – NOITE
Branco
saca a grana, rindo, dopado pela droga. Butuca faz a limpa do outro
lado e outro comparsa prepara a bomba.
CENA
33 EXT. - RUAS DA CIDADE – NOITE
Murilo
avança em Nilo, ambos alterados, trocam socos. Derrubam-se no chão.
MURILO
Tu não tem moral pra falar de mim. Perde a cabeça quando vê que tá perdendo a reputação, né? É só isso que importa!
Tu não tem moral pra falar de mim. Perde a cabeça quando vê que tá perdendo a reputação, né? É só isso que importa!
NILO
Você não conhece a minha história, não sabe tudo que passei e tive que ouvir. (ofegante / olho no olho) Cê não deve saber o que é perder as pessoas que ama, lutar por justiça e ainda ser condenado por isso.
Você não conhece a minha história, não sabe tudo que passei e tive que ouvir. (ofegante / olho no olho) Cê não deve saber o que é perder as pessoas que ama, lutar por justiça e ainda ser condenado por isso.
Cara
a cara. As palavras de Nilo mexem com Murilo, que responde com o
silêncio. Até que um celular TOCA, quebrando o clima pesado.
Nilo
sai de cima do jornalista e atende o celular.
NILO
(ao tel. / cansado) Emília, desculpa eu /
(ao tel. / cansado) Emília, desculpa eu /
EMÍLIA
(V.O)
Pelo amor de Deus, Nilo! Corre aqui!
(V.O)
Pelo amor de Deus, Nilo! Corre aqui!
A
ligação é interrompida.
NILO
Emília! Emília!
Emília! Emília!
Nilo
olha para o outro lado. As janelas do LABORATÓRIO Crachá Verde
refletem uma sombra, uma movimentação estranha. Nilo corre até lá,
desesperado. Murilo vai atrás.
CENA
34 INT. - CRACHÁ VERDE / LABORATÓRIO – NOITE
Nilo
arreganha a porta dos fundos, destemido. Murilo atrás, já munido
com a sua câmera. Tudo na penumbra.
NILO
Emília!
Emília!
MURILO
Essa garota não tem um irmão policial? Ah, entendi, polícia não é herói.
Essa garota não tem um irmão policial? Ah, entendi, polícia não é herói.
Uma
sombra derruba Murilo, e Nilo se posiciona, tenso. Trata-se de Vince,
atordoado.
VINCE
Você veio, Nilo.
Você veio, Nilo.
NILO
(anda para trás)
Vince? Como entrou aqui? Cadê Emília?
(anda para trás)
Vince? Como entrou aqui? Cadê Emília?
Vince
apanha um balão volumétrico e quebra-o na mesa. Ação
rápida. Vince vai pra cima de Nilo, empunhando o caco de vidro. Nilo
desvia, consegue chutar sua mão, só que Vince se mostra forte
demais e acerta um SOCO em Nilo,
que
CAI sobre a mesa e derruba os equipamentos de Emília. As substâncias
se espalham e PEGAM FOGO. Nilo apanha um tubo de ensaio, mas
não tem tempo de devolver a agressão; Vince soca-o mais uma vez.
NILO
Murilo! Murilo! Faça alguma coisa!
Murilo! Murilo! Faça alguma coisa!
A
essa altura, Murilo bem que tenta se defender, mas Vince o cerca.
Murilo puxa uma mesa para servir de obstáculo, Vince retira-o.
Murilo não tem para onde correr e é agarrado pelo pescoço.
Nilo
se recupera e acerta uma vasilha na nuca do inimigo. Vince larga o
jornalista, pega Nilo pelo pescoço e bate sua cabeça contra a mesa
DUAS vezes, apertando-a sobre cacos de vidro.
Nilo
tateia a mesa até pegar um tubo de ensaio quebrado. Une forças e
volta-se com uma só tacada. Vince é ATINGIDO na jugular.
O
sangue espirra, todos em pânico. Vince vai pra trás, derruba uma
mesa e cai sobre o fogo. Debate-se, mas não há tempo de nada; seu
corpo acaba consumido pelas chamas.
MURILO
Nilo! O que você fez?!
Nilo! O que você fez?!
Nilo,
mãos na cabeça, aflito, sem saber o que fazer.
O
SOM de uma EXPLOSÃO próxima assusta ambos.
MURILO
Vamos sair daqui, rápido!
Vamos sair daqui, rápido!
CENA
35 EXT. - CRACHÁ VERDE– NOITE
Nilo
e Murilo correm, até que escoram em uma parede.
NILO
Eu não devia fugir. Eu não sou um criminoso. Eu tenho que voltar lá /
Eu não devia fugir. Eu não sou um criminoso. Eu tenho que voltar lá /
MURILO
(segura-o firme) Cê tá maluco? Tu provocou um incêndio, matou um homem fora de si. (T) A hora de bancar o herói passou; você agora é um assassino! Um assassino!
(segura-o firme) Cê tá maluco? Tu provocou um incêndio, matou um homem fora de si. (T) A hora de bancar o herói passou; você agora é um assassino! Um assassino!
Fecha
em Nilo, sem reação.
SOBE
A MÚSICA: Hero – Skillet
FADE
TO BLACK
A
música termina nos créditos
FIM DO EPISÓDIO
APRESENTANDO
AARON
ASHMORE................................Nilo Rodrigues
ILDI
SILVA........................…............Lila Machado
FELIPE
ABIB...................................Roger Ribeiro
IGOR
RICKLY...................................Vinnie Ludwig
YASMIN
GOMLEVSKY.................................Moni Vasco
THIAGO
FRAGOSO................................Thales Araújo
CHANDELLY
BRAZ…............................Paulinha Avellar
SÉRGIO
MENEZES................................Murilo Guedes
ELENCO
SECUNDÁRIO
LARISSA
BRACHER...............................Amora Molinos
MARIANA
LIMA............................…….……..Emília Brito
BRUNO
FERRARI..................................Rafael
Brito
EMÍLIO
DE MELLO............................Delegado
Moreira
MARCELO
GONÇALVES...................................Toninho
RICARDO
VIANNA.......................................Branco
JONATHAN
AZEVEDO.....................................Butuca
ED
OLIVEIRA............................................Raul
BLOTA
FILHO.........................................William
PARTICIPAÇÃO
ESPECIAL
RODRIGO
HILBERT.................................Vince Lemos
ATORES
CONVIDADOS NESSE EPISÓDIO
JOÃO
VÍTHOR OLIVEIRA.........................…....Ele
mesmo
BRUNO
GARCIA............................................Jack
TRILHA
SONORA
WELCOME
TO THE JUNGLE..........................Guns
N’ Roses
JORGINHO
ME EMPRESTA A 12...........................MC
Carol
HERO.................................................Skillet
REFERÊNCIA
CENA
10: cena fez referência ao prólogo do game Max Payne.
Essa
obra não possui nenhum vínculo/contrato com os atores citados
acima.
Oi. Acompanhei este primeiro episódio como se estivesse em frente à uma TV gigantesca na minha sala com o som no último volume. Uma excelente trama policial. E olha, vou te dizer, louco pra acompanhar este Nilo Rodrigues aí. Ahhhh, parabéns pelo roteiro bem desenvolvido e bem escrito!
ResponderExcluirOlá, Felipe! Aaah muito obrigada! Que bom que você curtiu a trama. Fico muito feliz que tenha gostado. Espero que possa continuar acompanhando Nilo nessa jornada dramática. Brigadão pela sua visita e leitura <3
Excluir