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ANTI-HERÓI SÉRIE
40:00 min
WEBTVPLAY APRESENTA
ANTI-HERÓI
Série
de
Cristina Ravela
Episódio 04 de 08
© 2017, WebTV.
Todos os direitos reservados.
Todos os direitos reservados.
PERSONAGENS EM DESTAQUE NESTE
EPISÓDIO SÃO DA SÉRIE RAÍZA
ARI – RAFAELA
ATO DE ABERTURA
NILO
(V.O)
“Hoje, eu tive um sonho. Sonhei que tudo de ruim na minha vida havia se apagado. E como todo sonho estranho, acordei em um pesadelo”.
(V.O)
“Hoje, eu tive um sonho. Sonhei que tudo de ruim na minha vida havia se apagado. E como todo sonho estranho, acordei em um pesadelo”.
FADE IN
CENA 1 INT. - IGREJA – DIA
Legenda: Continuação do
episódio anterior...
Todos animados diante da alegria
contagiante de Nilo e Ari. Ambos caminham na direção da saída,
quando Nilo avista RAFAELA (jovem morena, cabelos pretos e longos e
olhos verdes) com cara de insatisfeita. Nilo não entende. Assim que
atravessam a porta, a forte luz cobre a tela e /
CENA 2 EXT – REDAÇÃO
CARIOCA NEWS – DIA
Nilo se vê sozinho, sem entender
nada. Ele avista Rafaela de costas, andando apressada. Nilo segue.
Rafaela é abordada bruscamente por
Vince. Ambos discutem, não dá para ouvir o que dizem.
NILO
Vince?
Vince?
Nilo
se apressa, mas quando está se aproximando /
= = CORTE DESCONTÍNUO = =
Nilo se vê diante de uma bela casa,
dois andares, pintura rosa e janelas compridas. Árvores circundam o
local. Um funk toca nas proximidades, uns moleques correm por ali.
Nilo olha bem atento para um deles,
que se mostra acuado. Some. Nilo volta a sua atenção à casa.
Sorridente, prepara-se para abrir a porta e /
CENA 4 INT. - CASA
DESCONHECIDA – DIA
Nilo depara-se com um corredor
sombrio, paredes pichadas em vermelho com a mensagem: “ASSASSINO!
ASSASSINO!”. Reconhecemos ser a casa de VINCE.
Nilo, assustado, chega à sala, toda
bagunçada, móveis fora do lugar, livros e retratos jogados ao chão.
Uma zona. A TV ligada exibe um trecho da série Raíza, no qual Nilo
aparece no cemitério, aos prantos.
Gritos abafados vêm do alto da
escada.
NILO
Ari? ARI?
Ari? ARI?
Nilo puxa algo da sua cintura e
aponta ao léu, fazendo alusão a uma arma. Corre pelas escadas,
aflito.
NILO
Não vou deixar isso acontecer de novo!
Não vou deixar isso acontecer de novo!
Não há ninguém nos corredores, mas
a porta de um quarto está derrubada. Nilo, temeroso, avança sobre o
QUARTO
e dá de cara com LILA, ensaguentada
e MORTA no chão. O berço manchado de sangue, ainda balança
sozinha. Nilo, desesperado, GRITA de pavor e tristeza.
NILO
NÃAAAAAO!
NÃAAAAAO!
Nilo chora copiosamente, cai de
joelhos, vencido pelo baque. E no meio do seu grito /
FADE TO BLACK
FADE IN
RAFAEL
(O.S)
Mataram a pessoa que você ama, Nilo. Você precisa fazer alguma coisa.
(O.S)
Mataram a pessoa que você ama, Nilo. Você precisa fazer alguma coisa.
CENA 5 INT. CARRO DE RAFAEL –
NOITE
Nilo DESPERTA bruscamente. O olhar em
transe, como se ainda presenciasse a trágica cena do sonho. Rafael
ao lado, instigante, mãos enluvadas.
RAFAEL
Eu sei de quem é a culpa. É de Moni Vasco!
Eu sei de quem é a culpa. É de Moni Vasco!
Nilo encara-o, seu rosto
transfigura-se em ódio, hipnotizado.
RAFAEL
Agora, você precisa acabar com ela, Nilo (exibe o celular com a foto de Moni). Moni Vasco mandou matar sua esposa de forma mais cruel possível. (soletra, firme) Você-vai-matá-la!
Agora, você precisa acabar com ela, Nilo (exibe o celular com a foto de Moni). Moni Vasco mandou matar sua esposa de forma mais cruel possível. (soletra, firme) Você-vai-matá-la!
Nilo faz que sim. Rafael abre o
porta-luvas e pega uma 38.
RAFAEL
Carregadíssima.
Carregadíssima.
Em seu olhar malicioso.
FADE OUT
FIM DO ATO DE ABERTURA
EPISÓDIO 4
EU
ESTAVA NO MEIO DE ALGO...
PRIMEIRO ATO
FADE
IN
CENA 4 EXT. - REDAÇÃO
CARIOCA NEWS – NOITE
Lila fazendo uma ligação, enquanto
ao fundo estão Roger, Paulinha e Murilo.
LILA
Então tá certo, Moreira. Vamos continuar mantendo contato e descobrir quem matou Vince Lemos. Boa noite.
Então tá certo, Moreira. Vamos continuar mantendo contato e descobrir quem matou Vince Lemos. Boa noite.
Lila mal desliga o celular e Roger
vai até ela, cismado.
ROGER
E aí? O delegado queria o quê com o Nilo?
E aí? O delegado queria o quê com o Nilo?
LILA
Nilo não tá lá, Roger.
Nilo não tá lá, Roger.
ROGER
Como assim, mulher?!
Como assim, mulher?!
LILA
Eu apenas sondei e o Moreira não falou nada. Se o Nilo estivesse lá, ele teria falado.
Eu apenas sondei e o Moreira não falou nada. Se o Nilo estivesse lá, ele teria falado.
Roger estranha. Murilo e Paulinha
chegam junto, curiosos.
MURILO
E então, gente? Nilo foi chamado na polícia pra quê?
E então, gente? Nilo foi chamado na polícia pra quê?
ROGER
(nervoso)
O que os urubus da Novo Dia querem aqui? Um furo de reportagem contra o Nilo? (faz a negativa com o dedo) Podem dando meia volta.
(nervoso)
O que os urubus da Novo Dia querem aqui? Um furo de reportagem contra o Nilo? (faz a negativa com o dedo) Podem dando meia volta.
MURILO
Cara, eu não vim aqui atrás de furo nenhum, eu /
Cara, eu não vim aqui atrás de furo nenhum, eu /
ROGER
(encara, pose de durão)
Veio atrás de quê, então?
(encara, pose de durão)
Veio atrás de quê, então?
Murilo engasga, vacila o olhar.
PAULINHA
Olha, a gente viu o Nilo ser levado pela polícia, ok? E se ele não tá na delegacia, ele pode tá em perigo. A gente sabe que tem muito policial por aí fazendo servicinho extra.
Olha, a gente viu o Nilo ser levado pela polícia, ok? E se ele não tá na delegacia, ele pode tá em perigo. A gente sabe que tem muito policial por aí fazendo servicinho extra.
MURILO
Ha! White problems! Nilo é loiro do olho azul. A única enquadrada que ele levaria é /
Ha! White problems! Nilo é loiro do olho azul. A única enquadrada que ele levaria é /
LILA
(corta / durona)
Nem completa, Murilo! Do mesmo jeito que você difamou e fez acusações contra o Nilo, pode ter alguém querendo matá-lo. São mídias como essa pra qual vocês trabalham que levam uma pessoa ao fundo do poço.
(corta / durona)
Nem completa, Murilo! Do mesmo jeito que você difamou e fez acusações contra o Nilo, pode ter alguém querendo matá-lo. São mídias como essa pra qual vocês trabalham que levam uma pessoa ao fundo do poço.
Murilo engole mais essa. Roger gosta,
sorri satisfeito.
PAULINHA
Tá bom, né? O esculacho já foi dado, Lila. Será que vocês querem saber pra onde o Nilo foi levado?
Tá bom, né? O esculacho já foi dado, Lila. Será que vocês querem saber pra onde o Nilo foi levado?
LILA
Qual é a sua ideia, garota?
Qual é a sua ideia, garota?
CENA 5 EXT. - BAIRRO VALQUÍRIA
– NOITE
Takes pontuados, revelando uma área
deserta, barzinho fechando. Homem entra em casa rápido. Um silêncio
paira no ar.
Corta para o MORRO
Um barulho de moto ao longe. Um funk
toca em algum lugar dali.
CENA 6 INT. - BAR 94 /
VALQUÍRIA – NOITE
Nenhum cliente. O barman loiro,
saradão, acaba de dar uma limpa no local. Vai até a porta, dá uma
conferida e, quando se prepara para fechar /
Nilo INVADE com tudo, empurrando o
loirão, que cai sobre as cadeiras. Nilo empunha a arma na direção
do barman.
NILO
Moni Vasco.
Moni Vasco.
O barman hesita, dá uma de espertão
e tenta acertar uma pernada na mão do herói, mas Nilo está mais
aceso do que nunca. Desvia e dispara uma bala, que pega de raspão no
braço do barman. Este resmunga de dor.
DO OUTRO LADO, NA CASA DE MONI /
Butuca e um outro homem se alarmam
diante de uma mesa cheia de bebidas e armas. Butuca se levanta,
empunhando seu rifle.
BUTUCA
Que parada foi essa?! Tá rolando tiro, cumpadi!
Que parada foi essa?! Tá rolando tiro, cumpadi!
O comparsa pega a pistola de cima da
mesa e já vai pra porta.
COMPARSA
Bora vê o que é isso, antes que a Moni acorde e /
Bora vê o que é isso, antes que a Moni acorde e /
A porta é aberta abruptamente na
cara do comparsa, que vai ao chão. Nilo aparece, olhar vidrado, arma
apontada. Butuca já na mira.
BUTUCA
Tu é maluco, rapá! Pensa que impressiona com essa pose de máquina mortífera? Tu não pode entrar aqui assim não!
Tu é maluco, rapá! Pensa que impressiona com essa pose de máquina mortífera? Tu não pode entrar aqui assim não!
COMPARSA
É o Nilo!
É o Nilo!
BUTUCA
Podia ser o Papa. Tu vai morrer!
Podia ser o Papa. Tu vai morrer!
NILO
Você morre primeiro.
Você morre primeiro.
É
quando ele recebe uma porrada na nuca. Nilo perde as forças e
cai. Branco aparece pelas suas costas, com uma pistola, cercado
por outros homens, já preparados.
Butuca faz cara feia.
BRANCO
Ué, gente? Nera pra abater não?
Ué, gente? Nera pra abater não?
CENA
7
EXT. - VALQUÍRIA – NOITE
Raul,
dentro de
um sedan preto parado,
fala ao telefone qualquer coisa. Em segundo plano, um crossfox
vermelho estaciona.
Corta
para o INTERIOR do crossfox
Lila
ao volante, atenta à movimentação. Roger ao seu lado. Atrás,
Murilo e Paulinha, preocupados.
LILA
Olha lá. É o Raul Antunes.
Olha lá. É o Raul Antunes.
ROGER
Ficou fácil. Seu fã.
Ficou fácil. Seu fã.
Murilo
aproxima-se dos dois, apreensivo.
MURILO
Eu vou falar de novo que é pra não terem dúvidas: eu não entro aí, ok? Paulinha já rastreou o celular do amiguinho de vocês. Eu nem teria vindo, sério.
Eu vou falar de novo que é pra não terem dúvidas: eu não entro aí, ok? Paulinha já rastreou o celular do amiguinho de vocês. Eu nem teria vindo, sério.
ROGER
(debocha) Vai dá pra trás, Murilo?
(debocha) Vai dá pra trás, Murilo?
LILA
Deixa, Roger. Talvez ele prefira sair e ir andando por essas ruas. Refletir, né? Faz bem.
Deixa, Roger. Talvez ele prefira sair e ir andando por essas ruas. Refletir, né? Faz bem.
Murilo
volta ao seu lugar, Paulinha cutuca-o, chateada. Roger
acha graça.
CAM
AFASTA-SE do carro, faróis piscam. Raul percebe, desliga o celular,
desconfia. Abre a porta e desce. Põe a mão na cintura onde tem uma
arma e
aproxima-se
do crossfox. A janela é abaixada, revelando Lila. Raul sorri,
aliviado, não disfarça a admiração.
RAUL
Lila Machadão? (olha pro interior) Ih, agora tá de comitiva pra me entrevistar, é, linda? Juro que nem fiz nada desta vez (ri, safado).
Lila Machadão? (olha pro interior) Ih, agora tá de comitiva pra me entrevistar, é, linda? Juro que nem fiz nada desta vez (ri, safado).
LILA
To aqui pelo Nilo, Raul. Rastreamos o celular dele. Tem como tu ajudar nessa?
To aqui pelo Nilo, Raul. Rastreamos o celular dele. Tem como tu ajudar nessa?
RAUL
Nilo? Aqui? Pô, neguinha, se eu soubesse que vocês tudo estariam aqui eu tinha até passado umas colônias (sorri, sedutor).
Nilo? Aqui? Pô, neguinha, se eu soubesse que vocês tudo estariam aqui eu tinha até passado umas colônias (sorri, sedutor).
ROGER
O papo é sério, cara.
O papo é sério, cara.
RAUL
(levanta a voz) To falando contigo, camarada?
(levanta a voz) To falando contigo, camarada?
Roger
emudece.
LILA
Nilo foi trazido pra cá à força. Pode ajudar ou não?
Nilo foi trazido pra cá à força. Pode ajudar ou não?
RAUL
Vai depender. Tem ideia de onde exatamente ele tá agora?
Vai depender. Tem ideia de onde exatamente ele tá agora?
Lila
e Roger entreolham-se.
FADE
OUT
FADE
IN
PLANO
AÉREO do morro de Valquíria durante o amanhecer.
CENA
8
INT. - CASA DE MONI / QUARTO – DIA
No
rosto de Nilo, dormindo. Até que desperta no susto. Pelo seu PONTO
DE VISTA, a imagem desfocada vai revelando, aos poucos, Butuca e o
restante da gangue, composto por homens e mulheres. Todos com as
armas nas mãos.
Moni
Vasco passa a frente deles, olhar sacana e sorrisinho arteiro.
MONI
Como tá o garotão? Teve bons sonhos?
Como tá o garotão? Teve bons sonhos?
A
imagem torna-se nítida, todos riem. CAM
afasta-se e mostra Nilo deitado na cama, com as mãos amarradas à
cabeceira. Ele tenta se desvencilhar.
NILO
O que eu to fazendo aqui? Quem são vocês?
O que eu to fazendo aqui? Quem são vocês?
MONI
Ele não sabe quem somos.
Ele não sabe quem somos.
Pessoal
ri. Moni estende a mão.
MONI
Prazer (percebe o erro / corrige), ops! Meu nome é Vasco. Moni Vasco. Um mito. Uma deusa. Uma lenda.
Prazer (percebe o erro / corrige), ops! Meu nome é Vasco. Moni Vasco. Um mito. Uma deusa. Uma lenda.
Sorri,
sedutoramente.
CENA
9
INT. - CASA DE MONI / SALA – DIA
Branco
vem com uma travessa contendo café, torradas e pães. Serve à mesa,
onde Lila, Roger, Paulinha e Murilo estão. Roger e Murilo não
escondem o deslumbre com a casa.
BRANCO
Taí, gente, tudo do bom e do melhor. Moni disse que nóis tem que tratar bem os amigos do Nilo, senão vamo tudo parar no jornal.
Taí, gente, tudo do bom e do melhor. Moni disse que nóis tem que tratar bem os amigos do Nilo, senão vamo tudo parar no jornal.
Branco
dá uma risada. Paulinha disfarça o riso e Branco percebe. Pisca pra
ela. Branco
dá uma sacada na pulseira de ouro de Murilo. Olho chega a brilhar.
BRANCO
Pô, maneira essa pulseira aí. Da boa mermo?
Pô, maneira essa pulseira aí. Da boa mermo?
Paulinha
e Murilo trocam olhares. Murilo hesita, mas retira a pulseira.
MURILO
(mente) Presente de uma antiga namorada. Se quiser ficar com ela…
(mente) Presente de uma antiga namorada. Se quiser ficar com ela…
Branco
pega, maravilhado, coloca no pulso.
BRANCO
Caraca! Valeu mermo! Nunca consegui nada sem esforço. Mas ó, se Moni perguntar, diga que foi presente teu, tá? Se ela achar que eu tracei, ela me pipoca todo.
Caraca! Valeu mermo! Nunca consegui nada sem esforço. Mas ó, se Moni perguntar, diga que foi presente teu, tá? Se ela achar que eu tracei, ela me pipoca todo.
Ri
de novo. Todos
na expectativa, receosos, mantendo a calma.
SOBE
A SONOPLASTIA: Rock
You Like a Hurricane - Scorpions
CENA
10
EXT.
- RUAS
DA CIDADE
– DIA
Takes
de vários pontos da cidade. A Baía de Guanabara; a Presidente
Vargas repleta
de gente, o vai e vem dos ônibus; a Rio Branco e o seu trânsito
caótico; povo entrando e saindo dos metrôs.
Corta
para os becos charmosos do centro da Capital, até a fachada da PUB
MANDRAKE /
FIM
DA SONOPLASTIA
CENA
11
INT.
- PUB
MANDRAKE / ESCRITÓRIO
– DIA
Na
TELA DO LAPTOP exibindo imagens de uma câmera de segurança na
entrada do morro de Valquíria. De um carro, SAI Nilo, com a arma na
mão, adentrando o morro.
RAUL
(O.S) Ainda bem que os moleques sabem que não podem mexer com o nosso justiceiro (ri).
(O.S) Ainda bem que os moleques sabem que não podem mexer com o nosso justiceiro (ri).
Vinnie,
a frente do laptop, encara Raul. O bandido fecha o riso.
VINNIE
(sério) Parece que os moleques da Moni também sabem disso.
(sério) Parece que os moleques da Moni também sabem disso.
RAUL
Nilo tava drogadão. Daquele jeito, sabe? Alguém quis ferrar bonito com o cara.
Nilo tava drogadão. Daquele jeito, sabe? Alguém quis ferrar bonito com o cara.
VINNIE
(pensativo) Não gosto quando os meus planos são interrompidos. Se ao menos o Nilo tivesse matado a Moni, seria menos um problema na minha vida. (encara Raul) Já cuidou daquele nosso amigo?
(pensativo) Não gosto quando os meus planos são interrompidos. Se ao menos o Nilo tivesse matado a Moni, seria menos um problema na minha vida. (encara Raul) Já cuidou daquele nosso amigo?
RAUL
Pô, já foi pro saco. Uma hora alguém ia reconhecê-lo lá daquele prédio. Mas diz aí, o que é pra fazer?
Pô, já foi pro saco. Uma hora alguém ia reconhecê-lo lá daquele prédio. Mas diz aí, o que é pra fazer?
Vinnie
se levanta, Raul faz o mesmo imediatamente.
VINNIE
Você pode voltar pro teu serviço. (estende a mão) Daqui eu cuido.
Você pode voltar pro teu serviço. (estende a mão) Daqui eu cuido.
Ambos
se cumprimentam. Raul SAI de cena, deixando Vinnie ali, pensativo.
Ele
vira o laptop onde a cena do carro de polícia ainda é mostrada. No
estranho olhar de Vinnie.
CENA
12
INT.
- DELEGACIA / VESTIÁRIO – DIA
No
coldre sendo colocado na cintura. CAM SOBE e revela Rafael, sorrindo,
todo se achando.
RAFAEL
A essa altura, aquele herói de merda já deve tá em todos os sites. Pobre Nilo.
A essa altura, aquele herói de merda já deve tá em todos os sites. Pobre Nilo.
Ainda
rindo, Rafael pega
o
dispositivo do armário e,
ao fechar, SUSTO. Toninho bem ali ao
lado,
sisudão, como sempre.
RAFAEL
Pô, Toninho! Leva essa tua cara pra assustar tua vó, quase me mata!
Pô, Toninho! Leva essa tua cara pra assustar tua vó, quase me mata!
Rafael
termina de se arrumar, Toninho só na vigilância.
TONINHO
(sério, curioso) Por que o Nilo estaria em todos os sites?
(sério, curioso) Por que o Nilo estaria em todos os sites?
RAFAEL
Quê? (disfarça) Ah, qualé, Toninho? Tá cedo demais pra implicar comigo, né não?
Quê? (disfarça) Ah, qualé, Toninho? Tá cedo demais pra implicar comigo, né não?
TONINHO
Pra onde tu levou o Nilo ontem à noite?
Pra onde tu levou o Nilo ontem à noite?
Rafael
paralisa, mas finge que nem é com ele.
TONINHO
O delega sabe que tu usa o carro daqui pra dar um rolê com o garotão metido a justiceiro?
O delega sabe que tu usa o carro daqui pra dar um rolê com o garotão metido a justiceiro?
RAFAEL
Lá vem você com esse papo de (imita) “o delega sabe”? Não se conforma de ficar em segundo plano, né? (aproxima-se, quase mete o dedo na testa de Toninho) Põe uma coisa nessa tua cabeça: eu sou o investigador daqui, você não. Quem devia fazer as perguntas aqui sou eu, você não. Sacou?
Lá vem você com esse papo de (imita) “o delega sabe”? Não se conforma de ficar em segundo plano, né? (aproxima-se, quase mete o dedo na testa de Toninho) Põe uma coisa nessa tua cabeça: eu sou o investigador daqui, você não. Quem devia fazer as perguntas aqui sou eu, você não. Sacou?
TONINHO
(tom) Tu se acha, né? Saia desse pedestal, cara!
(tom) Tu se acha, né? Saia desse pedestal, cara!
RAFAEL
Quando você sair aí de baixo, eu saio daqui de cima, que é pra eu não ter que pisar em falso.
Quando você sair aí de baixo, eu saio daqui de cima, que é pra eu não ter que pisar em falso.
Rafael
se afasta, aos
risos.
SAI.
TONINHO
(resmunga) Eu ainda te mato, seu filho da puta!
(resmunga) Eu ainda te mato, seu filho da puta!
Em
seu olhar cheio de ódio.
CENA
13 EXT. - DELEGACIA – DIA
Rafael
vai saindo, com aquele sorriso de deboche. Desce as escadas, quando
avista alguém fora da tela. CAM SUBJETIVA enquadra-o através da
janela de um carro. Rafael se aproxima.
RAFAEL
O que tá fazendo aqui, William?
O que tá fazendo aqui, William?
William
sorri, sonso.
WILLIAM
Entra no carro.
Entra no carro.
RAFAEL
Eu agora não posso, alguém /
Eu agora não posso, alguém /
WILLIAM
(por cima) Não é um pedido, Rafael.
(por cima) Não é um pedido, Rafael.
Rafael
se intimida, olha ao redor. Mostra-se vencido.
FADE
OUT
FIM
DO PRIMEIRO ATO
SEGUNDO ATO
SEGUNDO ATO
NILO
(V.O)
Dizem que quando uma janela se fecha, outra se abre. Acho que abriram o chão para mim.
(V.O)
Dizem que quando uma janela se fecha, outra se abre. Acho que abriram o chão para mim.
FADE
IN
SONOPLASTIA:
Jorginho,
Me Empresta a 12 – MC Carol
CENA 14 EXT. - BAIRRO E MORRO DE VALQUÍRIA – DIA
CENA 14 EXT. - BAIRRO E MORRO DE VALQUÍRIA – DIA
Takes
de vários pontos do bairro. Pessoas voltando da padaria; dois
caras em cima de uma moto; um cara mal encarado na porta de uma loja
de ferramentas; um
chapadão vendendo drogas em
plena rua,
fala arrastada, ninguém entende.
Corta
para o morro. Moleques trocando um baseado na esquina; Um ou outro de
fuzil na mão, tocaiado em uma laje.
CAM
vai pegar a fachada do BAR 94 /
FADE
MUSIC
CENA
15
INT.
- CASA DE MONI / SALA – DIA
Branco
e um comparsa tomando conta dos jornalistas, todos sentados à
mesa ainda. Murilo
disfarça, se aproxima mais de Paulinha.
MURILO
(cochicha) Será que o cinderelo vai demorar muito pra acordar?
(cochicha) Será que o cinderelo vai demorar muito pra acordar?
PAULINHA
(murmura) Acho que fazer piada aqui não é uma boa ideia, Murilo.
(murmura) Acho que fazer piada aqui não é uma boa ideia, Murilo.
Lila
e Roger sacam os cochichos. É quando Roger avista Moni adentrando o
local, cercada por Butuca e o restante da gangue. Abre caminho para
Nilo passar.
Roger
se levanta, reconhecendo Moni de quando a “salvou” (cena 19
– episódio 2). Moni nem dá confiança, mantém o olhar arteiro
para com todos.
MONI
Acho que precisamos trocar umas ideias, né não, brow?
Acho que precisamos trocar umas ideias, né não, brow?
Nilo
encara a todos.
=
= CORTE DESCONTÍNUO = =
A
gangue armada, toda de pé ao redor da sala.
MONI
É isso. (para Lila) Seu namoradinho foi alvo da DP. Queria matar dois bonitos com um tiro só. (sorrisinho sedutor) No caso, euzinha e o herói aí.
É isso. (para Lila) Seu namoradinho foi alvo da DP. Queria matar dois bonitos com um tiro só. (sorrisinho sedutor) No caso, euzinha e o herói aí.
LILA
(para Nilo) Lembra com quem esteve antes de vir parar aqui?
(para Nilo) Lembra com quem esteve antes de vir parar aqui?
NILO
Não. Não lembro de nada. Foi tudo como um sonho.
Não. Não lembro de nada. Foi tudo como um sonho.
LILA
Essa DP já matou muita gente. Cê teve sorte.
Essa DP já matou muita gente. Cê teve sorte.
MONI
Não precisa agradecer, sua linda (Lila fecha a cara). Eu tenho muito prazer em receber seu herói aqui.
Não precisa agradecer, sua linda (Lila fecha a cara). Eu tenho muito prazer em receber seu herói aqui.
Branco
e Butuca escondem o riso.
ROGER
(levantando-se) Bom, ahn...acho que já deu a nossa hora /
(levantando-se) Bom, ahn...acho que já deu a nossa hora /
NILO
(para Moni) Eu peço desculpas por qualquer coisa. E agradeço a hospitalidade, Moni. (irônico) Foi uma ótima experiência acordar amarrado na cama.
(para Moni) Eu peço desculpas por qualquer coisa. E agradeço a hospitalidade, Moni. (irônico) Foi uma ótima experiência acordar amarrado na cama.
Moni
se aproxima, safada. Lila levanta-se, encarando a traficante.
MONI
Quando você quiser repetir, bonitão…
Quando você quiser repetir, bonitão…
MURILO
Mas cê não vai querer saber quem te atacou, Nilo? Não tem uma câmera no morro, sei lá, essa pessoa pode tentar /
Mas cê não vai querer saber quem te atacou, Nilo? Não tem uma câmera no morro, sei lá, essa pessoa pode tentar /
NILO
(corta)
Tá querendo aumentar a pauta do dia, Murilo? (Murilo emudece) Não é o suficiente escrever que o falso herói invadiu Valquíria armado e foi nocauteado?
(corta)
Tá querendo aumentar a pauta do dia, Murilo? (Murilo emudece) Não é o suficiente escrever que o falso herói invadiu Valquíria armado e foi nocauteado?
MURILO
Cara, eu to de boas, ok?
Cara, eu to de boas, ok?
BRANCO
(animado / pra Butuca) Ih, vai sair porrada.
(animado / pra Butuca) Ih, vai sair porrada.
MONI
Eu to te mirando, malandro. Tu não é o jornalista da Novo Dia?
Eu to te mirando, malandro. Tu não é o jornalista da Novo Dia?
Murilo
nem responde, cismado. Troca olhares com Nilo.
BRANCO
Vai, malandro! Responde a Moni!
Vai, malandro! Responde a Moni!
RISOS.
MURILO
Sim, mas eu vim na paz. (abre os braços) Não filmei nada, podem conferir, se quiserem.
Sim, mas eu vim na paz. (abre os braços) Não filmei nada, podem conferir, se quiserem.
BUTUCA
Relaxa aí, maluco! A gente sabe que tu não ia meter o louco aqui dentro.
Relaxa aí, maluco! A gente sabe que tu não ia meter o louco aqui dentro.
Tensão.
Nilo dá uma olhada para Moni, como se quisesse dizer algo, mas Lila
faz a frente.
LILA
Vamos?
Vamos?
CENA
16 EXT. - MORRO DE VALQUÍRIA – DIA
Pessoal
descendo o morro, gangue armada, vizinhança só mirando a passagem
ilustre de Nilo. Crianças até param de brincar.
MOLEQUE
É o Nilo!
É o Nilo!
Nilo
não sabe se sorrir para eles; fica sem graça. Todos chegam ao pé
do morro. O crossfox de Lila parado ali, com um sujeito tomando
conta.
MONI
Daqui vocês seguem. Espero que tu apareça outras vezes, mas sem surpresas, viu?
Daqui vocês seguem. Espero que tu apareça outras vezes, mas sem surpresas, viu?
Nilo
olha para uma Lila bem séria. Ele sorri e faz que sim para Moni. Ela
dá a mão e ambos se cumprimentam. Depois, os intrusos entram no
carro sob o olhar dos traficantes.
CENA
17
INT. - PUB
MANDRAKE
/ ESCRITÓRIO
–
DIA
No rosto de Rafael, suando frio,
olhando para algo fora da tela. Por trás dele, um homem de cara
amarrada caminha, dando umas sacadas de vez em quando no sujeito. CAM
mostra que diante de Rafael está o laptop com as imagens de
segurança de Valquíria.
Vinnie se agacha, apoiando-se no
investigador.
VINNIE
Eu espero que você tenha uma excelente explicação para me dar.
Eu espero que você tenha uma excelente explicação para me dar.
RAFAEL
Olha, Vinnie...(olha para o segurança) É necessário isso mesmo?
Olha, Vinnie...(olha para o segurança) É necessário isso mesmo?
Vinnie faz um sinal para o segurança,
que encara Rafael. Logo o segurança SAI. Assim que a porta bate,
Vinnie se levanta, passa as mãos pelos cabelos, até se voltar para
o amante.
VINNIE
Já pensou na explicação ou não tem? (Rafael engole a seco) Você tem sorte de Nilo estar vivo. (surpresa em Rafael) Só preciso pensar o que farei com você...
Já pensou na explicação ou não tem? (Rafael engole a seco) Você tem sorte de Nilo estar vivo. (surpresa em Rafael) Só preciso pensar o que farei com você...
RAFAEL
(medo / apressado) Vinnie, eu não fiz nada, o cara tava doido, pediu pra eu levá-lo pra /
(medo / apressado) Vinnie, eu não fiz nada, o cara tava doido, pediu pra eu levá-lo pra /
VINNIE
(corta / tranquilo) Calma, Rafael! (apanha uma garrafa de vodca de um bar) Estou profundamente decepcionado com você mesmo. Você devia saber que os meus olhos estão em Valquíria, meu querido.
(corta / tranquilo) Calma, Rafael! (apanha uma garrafa de vodca de um bar) Estou profundamente decepcionado com você mesmo. Você devia saber que os meus olhos estão em Valquíria, meu querido.
Vinnie se serve da bebida e serve o
amante também. Rafael não bebe.
VINNIE
Vai recusar uma Jack Daniels? Está com medo de eu ter batizado com uma DP e fazer você se jogar da ponte Rio-Niterói? (ri, sacana)
Vai recusar uma Jack Daniels? Está com medo de eu ter batizado com uma DP e fazer você se jogar da ponte Rio-Niterói? (ri, sacana)
RAFAEL
Eu te amo, Vinnie. Posso perder a cabeça às vezes, mas /
Eu te amo, Vinnie. Posso perder a cabeça às vezes, mas /
VINNIE
(por cima) Sabe o que mais me chamou atenção em você quando nos conhecemos? A sua arrogância, a sua prepotência, nenhum receio de fazer inimigos. A sua altivez e sarcasmo involuntários. Isso me atrai. Mas você tem algo que me irrita.
(por cima) Sabe o que mais me chamou atenção em você quando nos conhecemos? A sua arrogância, a sua prepotência, nenhum receio de fazer inimigos. A sua altivez e sarcasmo involuntários. Isso me atrai. Mas você tem algo que me irrita.
Vinnie bebe um gole da vodca. Pensa
um pouco.
VINNIE
As suas crises de ciúmes. Isso ainda te mata.
As suas crises de ciúmes. Isso ainda te mata.
Rafael se levanta, nervoso, olhar
quase marejando.
RAFAEL
Você quer que eu diga o quê? Hen? O meu namorado só sabe falar do Nilo, só elogia e admira o Nilo. Você quer que eu lide como com isso?
Você quer que eu diga o quê? Hen? O meu namorado só sabe falar do Nilo, só elogia e admira o Nilo. Você quer que eu lide como com isso?
VINNIE
(tom firme)Essas foram suas últimas palavras?
(tom firme)Essas foram suas últimas palavras?
RAFAEL
Vinnie, pelo amor de Deus!
Vinnie, pelo amor de Deus!
Vinnie pega o telefone, prestes a
discar. A mão de Rafael desliga o aparelho. Ambos se fitam.
RAFAEL
Eu sei quem matou Vince Lemos! (T) As últimas digitais encontradas antes da morte dele não restam dúvidas. Me dê uma chance? Eu ainda posso te ajudar muito.
Eu sei quem matou Vince Lemos! (T) As últimas digitais encontradas antes da morte dele não restam dúvidas. Me dê uma chance? Eu ainda posso te ajudar muito.
Vinnie, até então sério, abre um
sorriso e toca no rosto do amante.
VINNIE
Eu sabia que podia contar com você. Jamais mataria quem me absorve por inteiro.
Eu sabia que podia contar com você. Jamais mataria quem me absorve por inteiro.
Rafael sorri de alívio. Em Vinnie.
CENA
18 INT. - REDAÇÃO NOVO DIA / SALA DE REDAÇÃO – DIA
A
porta do elevador abre. Murilo sai, chateado, mas dá logo de cara
com Thales.
THALES
(mãos na cintura) Ah, pronto! Chegou a madame! Isso são horas de chegar? Tava o quê? Penteando o cabelinho? Dando um trato no visual?
(mãos na cintura) Ah, pronto! Chegou a madame! Isso são horas de chegar? Tava o quê? Penteando o cabelinho? Dando um trato no visual?
MURILO
Não te devo explicações, Thales. Tu não é meu chefe!
Não te devo explicações, Thales. Tu não é meu chefe!
Murilo
quase sai, mas Thales cria barreira.
THALES
Mas se a nossa chefe souber, cê vai ter que se explicar, viu?
Mas se a nossa chefe souber, cê vai ter que se explicar, viu?
MURILO
(altera-se) Quer contar, conta, Thales. Quer uma cadeira pra ir mais rápido? Te empurro daqui, saco!
(altera-se) Quer contar, conta, Thales. Quer uma cadeira pra ir mais rápido? Te empurro daqui, saco!
Thales,
discretamente, empurra Murilo pro INTERIOR DO ELEVADOR, encarando-o
com raiva.
THALES
Cê endoideceu? Tá achando que pode falar assim comigo?
Cê endoideceu? Tá achando que pode falar assim comigo?
MURILO
Eu não tô bem, Thales! Será que eu não posso ter um bad moment?
Eu não tô bem, Thales! Será que eu não posso ter um bad moment?
THALES
Não, aqui não. Você sabe que aqui ninguém tem vida pessoal. Amora te come vivo se tu vier com um papinho desse. (observa) Você tá estranho tem dias. Que é?
Não, aqui não. Você sabe que aqui ninguém tem vida pessoal. Amora te come vivo se tu vier com um papinho desse. (observa) Você tá estranho tem dias. Que é?
MURILO
Thales, tenho que voltar ao trabalho.
Thales, tenho que voltar ao trabalho.
THALES
Te meteram em coisa errada?
Te meteram em coisa errada?
MURILO
Eu posso tá com dor de barriga, não? Esse pode ser o meu bad moment, que tal?
Eu posso tá com dor de barriga, não? Esse pode ser o meu bad moment, que tal?
Murilo
tenta se desvencilhar, mas Thales prensa-o na parede.
THALES
Fala pra mim: te sacanearam de novo? (Murilo se chateia) Pô, Murilão, te livrei da cadeia já, te arrumei emprego /
Fala pra mim: te sacanearam de novo? (Murilo se chateia) Pô, Murilão, te livrei da cadeia já, te arrumei emprego /
MURILO
(corta) Ah, obrigado por me lembrar disso, Thales. Valeu mesmo!
(corta) Ah, obrigado por me lembrar disso, Thales. Valeu mesmo!
Murilo
empurra Thales e SAI do elevador. Em Thales, com cara de frustrado.
CENA
18 INT. - CASA DE RAUL / BANHEIRO – DIA
Raul
lavando o rosto, fecha a torneira, apanha uma toalha. Vai SAINDO, sem
camisa, enquanto seca o rosto e entra no
QUARTO
E
dá de cara com Valdete, deitada na cama, de blusinha cropped e
shortinho bem sexy, toda se querendo.
RAUL
Pô, princesa, tenho que trabalhar, faz isso não.
Pô, princesa, tenho que trabalhar, faz isso não.
VALDETE
(dengosa) Tu não para em casa, mô. Essa noite tu chegou e eu já tava mortinha de cansaço.
(dengosa) Tu não para em casa, mô. Essa noite tu chegou e eu já tava mortinha de cansaço.
Raul
se aproxima, admirando as pernas lisinhas da garota.
RAUL
Tu sabe que nem tenho hora, né?
Tu sabe que nem tenho hora, né?
Valdete
se ergue e entrelaça a cintura de Raul com as pernas. Ele quase cai,
mas se mantém.
VALDETE
Soube que o tal do Nilo esteve no morro. Não me diga que passou a noite paparicando o heroizinho de merda?
Soube que o tal do Nilo esteve no morro. Não me diga que passou a noite paparicando o heroizinho de merda?
Raul
afasta as pernas dela com força. Dá as costas.
RAUL
Pô, neguinha! Pra que judiar do cara. Te fez o quê?
Pô, neguinha! Pra que judiar do cara. Te fez o quê?
Valdete
fica de quatro, se aproxima dele. Agarra a cintura, sensualizando.
VALDETE
Ele anda tomando o seu tempo, gostoso. Isso que ele me fez (mordisca sua cintura / Raul pira).
Ele anda tomando o seu tempo, gostoso. Isso que ele me fez (mordisca sua cintura / Raul pira).
RAUL
(revira os olhos de prazer) Pô, o Nilo tava drogadão, foi lá pra matar a Moni (ri).
(revira os olhos de prazer) Pô, o Nilo tava drogadão, foi lá pra matar a Moni (ri).
VALDETE
É? (aperta a cintura, provoca) Mas parece que não foi dessa vez, né, mô?
É? (aperta a cintura, provoca) Mas parece que não foi dessa vez, né, mô?
RAUL
Não teve tempo (ri). Teria me poupado (se corta), para, Valdete!
Não teve tempo (ri). Teria me poupado (se corta), para, Valdete!
Raul
se volta, agarra a garota pela nuca e tasca-lhe um beijão. Cai por
cima, CAM nem acompanha.
=
= CORTE DESCONTÍNUO = =
Raul
se levanta, suado e exausto. Veste a regata branca, enquanto Valdete
na cama, quase embrulhada no lençol.
RAUL
Sacanagem, hen, Valdete? Agora vou ter que voar lá pro serviço.
Sacanagem, hen, Valdete? Agora vou ter que voar lá pro serviço.
VALDETE
Mas bem que tu gostou.
Mas bem que tu gostou.
RAUL
Pô (ri, safado). Desse jeito. Agora deixa eu ir. Se cuida, hen!
Pô (ri, safado). Desse jeito. Agora deixa eu ir. Se cuida, hen!
Valdete
vê Raul sumir pela porta.
=
= CORTE DESCONTÍNUO = =
Valdete,
na LAJE, estendendo suas blusinhas, enquanto TOCA um Vai Malandra
por ali. CAM se aproxima, no maior suspense. Até que alguém a
abraça pelas costas. Valdete dá gritinho de susto, manhosa.
VALDETE
Ai, merda! Quer me matar?
Ai, merda! Quer me matar?
CAM
revela Butuca.
BUTUCA
Só se for de prazer, minha neguinha.
Só se for de prazer, minha neguinha.
Butuca
beija o pescoço da garota, e ela faz que gosta.
CENA
19 INT. - DELEGACIA / SALA DO DELEGADO – DIA
Moreira
em sua mesa, observando o celular em mãos. A porta abre, Rafael
adentra, cismado.
RAFAEL
Então, Moreira? Posso chamar o meliante pro depoimento ou você vai conversar com ele fora daqui?
Então, Moreira? Posso chamar o meliante pro depoimento ou você vai conversar com ele fora daqui?
Moreira
se recosta na cadeira, pensativo.
MOREIRA
Não precisa chamá-lo assim, Rafael.
Não precisa chamá-lo assim, Rafael.
RAFAEL
(mãos na cintura) Como não? Ele tem passagem pela polícia, Moreira! Se escondeu que tava no laboratório, é porque matou o Vince Lemos.
(mãos na cintura) Como não? Ele tem passagem pela polícia, Moreira! Se escondeu que tava no laboratório, é porque matou o Vince Lemos.
MOREIRA
Eu vou conversar com ele, Rafael. Seguirei seus conselhos. Chamaria muita atenção se um jornalista entrasse na delegacia.
Eu vou conversar com ele, Rafael. Seguirei seus conselhos. Chamaria muita atenção se um jornalista entrasse na delegacia.
Moreira
foca na tela do celular. Rafael disfarça um estranho olhar
malicioso.
CENA
20 EXT. - CAFETERIA MEGACAFÉ – DIA
Um
ônibus cruza a estrada bem na nossa frente e, quando atravessa, CAM
pega Moreira dentro da cafeteria, sentado, como se alguém estivesse
observando-o.
CENA
21 INT. - CAFETERIA MEGACAFÉ – DIA
Moreira
tomando uma xícara de café, celular sobre a mesa. Até que vê
alguém e se levanta, prontamente.
MOREIRA
Que bom que veio.
Que bom que veio.
Nilo
diante dele, preocupado. CLOSE em sua expressão.
FADE
OUT
FIM DO SEGUNDO ATO
ATO
FINAL
FADE
IN
CENA
22 INT. - REDAÇÃO NOVO DIA / SALA DE REDAÇÃO –
DIA
Amora
acaba de entrar, apressada, toda posuda no salto alto. Até que para,
chateada.
AMORA
Esqueci meu tablet no carro, droga!
Esqueci meu tablet no carro, droga!
Thales
sentado logo ali, mostra-se atento.
THALES
Opa! Deixa comigo! (para Murilo) Murilão! Cê pode pegar o tablet da Amora rapidinho? (pisca o olho, malandro)
Opa! Deixa comigo! (para Murilo) Murilão! Cê pode pegar o tablet da Amora rapidinho? (pisca o olho, malandro)
Murilo
olha para ambos. Thales sorri, debochado, faz sinal de positivo com a
mão. Murilo dá um sorriso amarelo.
CENA
23 INT. - REDAÇÃO NOVO DIA / ELEVADOR – DIA
Murilo
aperta o botão, aguarda, com raiva.
MURILO
Tá me testando, Thales, tá me testando. Deixa estar que tu não me pega não.
Tá me testando, Thales, tá me testando. Deixa estar que tu não me pega não.
Quando
a porta se abre, Rafael está saindo. Ambos se encaram.
RAFAEL
Ah, você é o Murilo Guedes, não é?
Ah, você é o Murilo Guedes, não é?
MURILO
(desconfiado) Isso...Acho que te conheço /
(desconfiado) Isso...Acho que te conheço /
Rafael
se adianta e estende a mão. Murilo cumprimenta, sem entender.
RAFAEL
Eu sou investigador de polícia. Com quem eu falo sobre um furo de reportagem?
Eu sou investigador de polícia. Com quem eu falo sobre um furo de reportagem?
MURILO
(ressabiado) Pode falar comigo mesmo. É sobre...?
(ressabiado) Pode falar comigo mesmo. É sobre...?
RAFAEL
(sorri, vitorioso)
Sobre a morte de Vince Lemos. Se prepara para a grande manchete: Nilo Rodrigues é o assassino.
(sorri, vitorioso)
Sobre a morte de Vince Lemos. Se prepara para a grande manchete: Nilo Rodrigues é o assassino.
Na
cara de espanto de Murilo, engolindo tudo em seco.
CENA
24 INT. - CAFETERIA MEGACAFÉ – DIA
Nilo
e Moreira sentados à mesa.
MOREIRA
Você sabe que eu tenho profundo respeito pela sua história, não sabe?
Você sabe que eu tenho profundo respeito pela sua história, não sabe?
NILO
(tenso) Onde quer chegar, delegado?
(tenso) Onde quer chegar, delegado?
MOREIRA
Você não tem em mim a mesma confiança que eu tenho em você. Entendo. (T) Quem já foi fichado na polícia, não morreria de amores pelo delegado, não? (ri)
Você não tem em mim a mesma confiança que eu tenho em você. Entendo. (T) Quem já foi fichado na polícia, não morreria de amores pelo delegado, não? (ri)
Nilo
não esconde o incômodo. Olha para os lados, como se desejasse sumir
dali.
NILO
Levantou a minha ficha, é?
Levantou a minha ficha, é?
MOREIRA
O próprio sistema faz a varredura quando encontramos digitais em algum local do crime, Nilo. Mas eu juro que esperava que você me contasse.
O próprio sistema faz a varredura quando encontramos digitais em algum local do crime, Nilo. Mas eu juro que esperava que você me contasse.
Nilo
encara-o, sem reação.
MOREIRA
Você matou Vince Lemos. (T) E não foi em legítima defesa.
Você matou Vince Lemos. (T) E não foi em legítima defesa.
No
BAQUE em Nilo. Ele tenta dizer algo, mas BURBURINHOS chamam a
atenção. Pelo vidro, um CARRO vem com tudo em cima deles, quase não
dando tempo para Nilo e Moreira, assustadíssimos, se levantarem.
Ambos tentam saltar dali, quando o carro INVADE o local, estilhaça
o vidro, cadeiras e mesas voam. Desespero nas pessoas. O carro dá
uma freada brusca.
Diante
do estrago, Nilo se arrasta até Moreira, caído no chão, ferido e
consciente. Um sujeito com uma meia calça na cabeça sai do carro e
puxa uma arma. Nilo é rápido, e quando o sujeito aponta a pistola,
Nilo saca a arma do coldre de Moreira e ATIRA certeiro contra a
cabeça do sujeito. O sujeito TOMBA, arrancando gritos de horror dos
demais.
Nilo
encara a própria mão armada, surpreso com ele mesmo. Olha para o
delegado, que segura na mão de Nilo, e fecha os olhos.
FADE
OUT
FADE
IN
VISTA
AÉREA da cidade à noite. Sirenes de polícia ecoam pelos quatro
cantos do cenário revelando o clima denso.
CENA
25 INT. - DELEGACIA / SALA DO DELEGADO – NOITE
Rafael
se afasta da porta e verifica o celular. Mostra-se chateado.
RAFAEL
Mas porque esse filho da mãe não divulgou a notícia ainda? Que droga!
Mas porque esse filho da mãe não divulgou a notícia ainda? Que droga!
A
porta logo atrás está entreaberta e Toninho dá as caras, cismado.
Rafael nem saca. O celular dele toca. Rafael atende, irritado, mas dá
uma conferida atrás. Toninho disfarça.
RAFAEL
(ao tel.)
Olha, serviço feito pela metade. O delega foi salvo pelo seu queridinho, tá bom? (revira os olhos) Ah, tá, o Nilo atrapalha seus planos e você briga comigo? (bufa / abaixa a voz) Vinnie, Moreira é forte, vai acabar saindo dessa. Acha que ele vai livrar o Nilo? (T) Tá bom, tá bom! Vou dar um jeito nisso.
(ao tel.)
Olha, serviço feito pela metade. O delega foi salvo pelo seu queridinho, tá bom? (revira os olhos) Ah, tá, o Nilo atrapalha seus planos e você briga comigo? (bufa / abaixa a voz) Vinnie, Moreira é forte, vai acabar saindo dessa. Acha que ele vai livrar o Nilo? (T) Tá bom, tá bom! Vou dar um jeito nisso.
Rafael
desliga o celular.
RAFAEL
Eu tenho é que dar um jeito nesse Nilo…
Eu tenho é que dar um jeito nesse Nilo…
Toninho
lá atrás, ouviu tudo.
CENA
26 EXT. - REDAÇÃO NOVO DIA – NOITE
Murilo
guardando as coisas na bolsa. Paulinha vai até ele, preocupada.
PAULINHA
E aí? Acha que o Nilo te entregou?
E aí? Acha que o Nilo te entregou?
MURILO
(nervoso, nem a encara) Cê tá vendo a polícia aqui? Eu não to vendo, cê tá vendo?
(nervoso, nem a encara) Cê tá vendo a polícia aqui? Eu não to vendo, cê tá vendo?
PAULINHA
Caraca, Murilo! Eu também to aflita com essa situação.
Caraca, Murilo! Eu também to aflita com essa situação.
Murilo
larga o que está fazendo, olha ao redor – Thales conversando com
um colega – e olha para Paulinha.
MURILO
Cara, pensa comigo: era muito mais fácil o Nilo ter se entregado há semanas do que agora, porque antes tinha uma boa desculpa pra eu tá com ele na hora do crime, mas agora? Agora não há desculpa d’eu ter me calado, a não ser que eu seja cúmplice!
Cara, pensa comigo: era muito mais fácil o Nilo ter se entregado há semanas do que agora, porque antes tinha uma boa desculpa pra eu tá com ele na hora do crime, mas agora? Agora não há desculpa d’eu ter me calado, a não ser que eu seja cúmplice!
PAULINHA
Se você tivesse falado com ele, conversado de boas, né?
Se você tivesse falado com ele, conversado de boas, né?
MURILO
(irônico) Puxa, Paulinha, como é bom ouvir que eu podia ter mudado tudo isso, hen.
(irônico) Puxa, Paulinha, como é bom ouvir que eu podia ter mudado tudo isso, hen.
Paulinha
revira os olhos. Thales chega neles, animado.
THALES
Murilão, nem guarde suas coisas. Preciso de você pra cobrir uma manchete quente, hen.
Murilão, nem guarde suas coisas. Preciso de você pra cobrir uma manchete quente, hen.
MURILO
Que papo é esse? Já cumpri meu expediente.
Que papo é esse? Já cumpri meu expediente.
THALES
Hora extra, já ouviu falar? Te apresento. É o seguinte, parece que o Nilo invadiu a cafeteria, atropelou o delegado e meteu tiro pra tudo que é lado. (dá um tapinha no ombro dele) Vê isso pra mim e já!
Hora extra, já ouviu falar? Te apresento. É o seguinte, parece que o Nilo invadiu a cafeteria, atropelou o delegado e meteu tiro pra tudo que é lado. (dá um tapinha no ombro dele) Vê isso pra mim e já!
Murilo
e Paulinha trocam olhares, espantados.
CENA
27 EXT. - HOSPITAL CENTRAL – NOITE
Ambulância
chegando. Movimento de pessoas entrando e saindo. Sirenes de
ambulância tocando ao longe.
CENA
28 INT. - HOSPITAL CENTRAL / RECEPÇÃO – NOITE
Local
cheio, TV ligada com a numeração de senha. Nilo de um lado para o
outro, inquieto. Roger se levanta, impaciente.
ROGER
Nilo, daqui a pouco a outra imprensa estará aí. Melhor tu ir pra casa, brother.
Nilo, daqui a pouco a outra imprensa estará aí. Melhor tu ir pra casa, brother.
NILO
Eu só saio daqui depois de saber do Moreira. Eu também sou a imprensa, Roger!
Eu só saio daqui depois de saber do Moreira. Eu também sou a imprensa, Roger!
Lila
já chegou ali.
LILA
Você tá nervoso, Nilo. Poderá falar alguma coisa indevida e piorar a situação. Deixa que a gente cuida de tudo.
Você tá nervoso, Nilo. Poderá falar alguma coisa indevida e piorar a situação. Deixa que a gente cuida de tudo.
Nesse
momento, quatro enfermeiros cruzam o caminho deles. Logo atrás,
surge Moni, disfarçada de enfermeira, cabelos amarrados, pouca
maquiagem. Só Nilo percebe. Moni faz um sinal para acompanhá-la.
CENA
29 EXT. - HOSPITAL CENTRAL / JARDIM – NOITE
Nilo
caminha, enquanto procura por Moni. Dá uma sacada atrás de uma
ambulância; olha adiante para uma sala de exames. Faz que não
entende. É quando se volta e dá com Moni, já sem o uniforme
branco.
MONI
Fortes emoções, hen, bicho.
Fortes emoções, hen, bicho.
NILO
O que tá fazendo aqui?
O que tá fazendo aqui?
Moni
passa a mão na gola da camisa dele, sedutora.
MONI
Te ver.
Te ver.
Nilo
esfrega a mão no rosto, olha pros lados, incomodado. Moni ri,
sapeca.
MONI
E dizer que você não poderá salvar as pessoas o tempo todo. (sussurra) Uma hora elas morrem.
E dizer que você não poderá salvar as pessoas o tempo todo. (sussurra) Uma hora elas morrem.
E
sorri, charmosa. Os dois ficam se olhando, Nilo com as mãos na
cintura; Moni mexendo os ombros de um lado pro outro.
NILO
Além desse fato surpreendente, o que mais tem a me dizer?
Além desse fato surpreendente, o que mais tem a me dizer?
MONI
Que se tu quiser proteger o delega, terá que fazer guarda no quarto dele, a menos que você não queira pagar pela morte de Vince Lemos.
Que se tu quiser proteger o delega, terá que fazer guarda no quarto dele, a menos que você não queira pagar pela morte de Vince Lemos.
Nilo
vai para trás, surpreso com o papo da malandra.
NILO
O quê? Do que cê tá falando?
O quê? Do que cê tá falando?
MONI
Não vamos entrar por aí, garotão. A pessoa que não devia saber já sabe e fará de tudo pra te proteger. (T) Vinnie Ludwig.
Não vamos entrar por aí, garotão. A pessoa que não devia saber já sabe e fará de tudo pra te proteger. (T) Vinnie Ludwig.
NILO
(abismado) Ah, mais uma a acusá-lo! Isso não faz o menor sentido!
(abismado) Ah, mais uma a acusá-lo! Isso não faz o menor sentido!
MONI
Certeza? Tu realmente acha que ele tava satisfeito em ver o irmão pagando de líder comunitário em Valquíria?
Certeza? Tu realmente acha que ele tava satisfeito em ver o irmão pagando de líder comunitário em Valquíria?
Nilo
engole em seco, perplexo com a novidade e, ao mesmo tempo, confuso.
NILO
Você tá me dizendo que ele mandou matar o Moreira? (Moni faz que sim) E quantos ele vai matar pra me livrar da cadeia?
Você tá me dizendo que ele mandou matar o Moreira? (Moni faz que sim) E quantos ele vai matar pra me livrar da cadeia?
MONI
Todos (susto em Nilo). Todos que ameaçarem a sua vida e a sua liberdade. Vou te passar a letra: melhor tomar cuidado com acessos de raiva em público. Vinnie gosta de quem você gosta. Senão, (imita uma arma com a mão) pow! (assopra o dedo como se fosse o cano da arma).
Todos (susto em Nilo). Todos que ameaçarem a sua vida e a sua liberdade. Vou te passar a letra: melhor tomar cuidado com acessos de raiva em público. Vinnie gosta de quem você gosta. Senão, (imita uma arma com a mão) pow! (assopra o dedo como se fosse o cano da arma).
E
gargalha, louca.
NILO
Por que tá me dizendo tudo isso? (esperto / desconfia) O que ganha tentando me ajudar?
Por que tá me dizendo tudo isso? (esperto / desconfia) O que ganha tentando me ajudar?
Uma
ambulância chega com tudo, porta se abre e enfermeiros saem,
apressados. Nilo se distrai com a confusão. Quando se volta, percebe
que Moni foi embora.
Nele,
ainda baqueado.
CENA
30 INT. - HOSPITAL CENTRAL / RECEPÇÃO – NOITE
Um
copo plástico é jogado na lixeira. Lila dá uma sacada no horário
do celular, preocupada. Roger chegando ali, ansioso.
ROGER
Lila, olha quem chegou.
Lila, olha quem chegou.
Lila
avista Paulinha e Murilo caçando alguém, munidos de uma câmera.
LILA
Cadê o Nilo, Roger?
Cadê o Nilo, Roger?
Roger
ainda olhando para os concorrentes.
ROGER
Menor ideia, Lila.
Menor ideia, Lila.
CENA
31 EXT. - HOSPITAL CENTRAL / CTI – NOITE
Um
enfermeiro sai por uma porta com uma bandeja contendo seringa e
outros utensílios. Atravessa o corredor e passa ao lado de Nilo,
disfarçando enquanto bebe água do bebedouro. Nilo espia o
enfermeiro sumir, joga o copo plástico na lixeira e caminha,
discretamente, até a porta do
QUARTO
Onde
estão alguns pacientes, todos entubados. Moreira está mais adiante,
desacordado. Nilo fecha a porta, apreensivo, e se aproxima do
delegado. Por um instante, Nilo é tomado por lembranças.
=
= INSERT AUDIO = =
MOREIRA
Você sabe que eu tenho profundo respeito pela sua história, não sabe?
Você sabe que eu tenho profundo respeito pela sua história, não sabe?
-
VINNIE
(por cima) Seja lá quem o matou, não vai se esconder por muito tempo. (encara-o) Eu garanto.
(por cima) Seja lá quem o matou, não vai se esconder por muito tempo. (encara-o) Eu garanto.
-
MONI
Que se tu quiser proteger o delega, terá que fazer guarda no quarto dele, a menos que você não queira pagar pela morte de Vince Lemos.
Que se tu quiser proteger o delega, terá que fazer guarda no quarto dele, a menos que você não queira pagar pela morte de Vince Lemos.
-
MURILO
Tu não tem moral pra falar de mim. Perde a cabeça quando vê que tá perdendo a reputação, né? É só isso que importa!
Tu não tem moral pra falar de mim. Perde a cabeça quando vê que tá perdendo a reputação, né? É só isso que importa!
=
= AUDIO OFF = =
Nilo
já bem próximo da cama de Moreira, olhando seu semblante calmo. Ao
fundo, Murilo encontra-o pelo vidro da porta.
CORTA
PARA ele que, pelo seu ponto de vista, Nilo está com as mãos nos
tubos ligados à Moreira. Murilo quase posiciona a câmera, mas está
paralisado demais para isso.
VOLTA
PARA as mãos de Nilo segurando os tubos, como se fosse apertá-los
ou arrancá-los. No rosto de Nilo, que fecha os olhos.
FADE
TO BLACK
FIM DO EPISÓDIO
APRESENTANDO
AARON
ASHMORE................................Nilo Rodrigues
ILDI
SILVA........................…............Lila Machado
FELIPE
ABIB...................................Roger Ribeiro
IGOR
RICKLY...................................Vinnie Ludwig
YASMIN
GOMLEVSKY.................................Moni Vasco
THIAGO
FRAGOSO................................Thales Araújo
CHANDELLY
BRAZ…............................Paulinha Avellar
SÉRGIO
MENEZES................................Murilo Guedes
ELENCO
SECUNDÁRIO
LARISSA
BRACHER...............................Amora Molinos
MARIANA
LIMA............................…………...Emília Brito
BRUNO
FERRARI..................................Rafael
Brito
EMÍLIO
DE MELLO............................Delegado
Moreira
MARCELO
GONÇALVES...................................Toninho
RICARDO
VIANNA.......................................Branco
JONATHAN
AZEVEDO.....................................Butuca
ED
OLIVEIRA............................................Raul
BLOTA
FILHO.........................................William
PARTICIPAÇÃO
ESPECIAL
RODRIGO
HILBERT.................................Vince Lemos
FERNANDA
VASCONCELLOS..............................Rafaela
NATHÁLIA
DILL...........................................Ari
ATORES
CONVIDADOS NESSE EPISÓDIO
ERIKA
JANUZA.........................................Valdete
TRILHA
SONORA
ROCK
YOU LIKE A HURRICANE..........................Scorpions
JORGINHO,
ME ESPRESTA A 12..........................MC Carol
Essa
obra não possui nenhum vínculo/contrato com os atores citados
acima.
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